Gastronomia
Divulgação

Turismo Gastronômico

Gastronomia do RJ é um importante fator de atração dos visitantes

Assim como a cultura e a história de uma região, a gastronomia é um importante fator de atração dos visitantes. O estado do Rio de Janeiro, além da enorme diversidade turística já reconhecida mundialmente, apresenta um universo gastronômico repleto de sabores característicos das suas regiões turísticas.

O colorido dos pratos é um dos pontos que mais chama a atenção dos visitantes. A culinária fluminense recebeu forte influência dos negros, índios e portugueses, o que fez com que, muitas vezes, pratos tipicamente europeus recebessem um toque indígena ou africano. O contrário também acontece, trazendo a muitos pratos um sabor, aroma e textura únicos.

Além da tradicional feijoada, podemos perceber a diversidade gastronômica espalhada pelos quatro cantos do Rio de Janeiro. Na região serrana temos o famoso circuito Terê-Fri, um circuito gastronômico que liga Teresópolis a Friburgo, sendo 68km de um percurso com atrações variadas desde criação de trutas a produções de queijos e mel. Ainda na região serrana, na cidade de Três Rios podemos visitar a Fazenda Caieira que produz a deliciosa goiabada cascão muito apreciada com o saboroso doce de leite produzido na Fazenda Bemposta, feito com leite puro sem amido.

Na região Noroeste do Estado, Campos dos Goytacazes destaca-se pela produção de seus doces, os quais ficaram conhecidos por todo Brasil. De colonização portuguesa e árabe, o plantio de cana-de-açúcar na região fez com que Campos se especializasse em doces como rapaduras, quindins, melados e o famoso chuvisco, o doce que encantou Dom Pedro II, quando o imperador visitou a cidade.

Na região da Costa do Sol a culinária local caracteriza-se pelos frutos do mar, na cidade de Arraial do Cabo podemos apreciar as ostras e mexilhões frescos em frente ao mar, assim como na cidade de Macaé muito conhecida por suas enormes e suculentas lagostas preparadas na frente dos clientes.

Na região da Costa Verde, a culinária é baseada nos frutos do mar, os quais destacam-se as Fazendas Marinhas com produção de vieiras nas águas da baía de Ilha Grande. Já em Paraty a moqueca de peixe e peixe frito não podem faltar em sua experiência.

No Vale do Café, a identidade culinária local é a base de peixes de água doce, como a tilápia, e a noz-macadâmia, especiaria característica da região. O único pomar produtivo de macadâmia no Estado do Rio de Janeiro fica localizado em Piraí na Fazenda Tribeca.