Golfe
Estado do Rio de Janeiro conta com oito campos oficiais de golfe
O estado do Rio de Janeiro conta com oito campos oficiais de golfe, sendo três deles na capital, em um raio de apenas 20 km, todos com taxas de green fee para turistas, agendamento prévio de tee time e deslumbrantes hotéis por perto.
O quase centenário Gávea Golf & Country Club está localizado no bairro de São Conrado e sediou grandes eventos da modalidade em sua história. O último foi a etapa brasileira do PGA Tour Latinoamerica no ano de 2013. Situado na Barra da Tijuca, a cerca de 10 km do Gávea Golf, está o Itanhangá Golf Club, o único clube da América Latina com facilidades de Golfe e Polo em área urbana. O Itanhangá foi palco recentemente de três edições do LPGA Brasil Cup, o circuito mundial feminino, entre 2009 e 2011.
Sede do Golfe nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o Campo Olímpico é considerado um legado para todo o estado e o país. Ele está localizado na Barra da Tijuca e entrou para a história mundial do esporte como o local de retorno da modalidade aos Jogos Olímpicos, após uma ausência de 112 anos. O sucesso do evento no Rio 2016 contribuiu muito para que o Golfe fosse confirmado nas Olímpiadas e Paralimpíadas de Tóquio 2020, recentemente adiadas para 2021.
Outro destaque do estado é o Japeri Golfe, o primeiro campo público do país, que oferece a quase cem crianças, anualmente, treinamento gratuito do esporte através da Escola de Golfe de Japeri, um projeto social na baixada fluminense. A iniciativa é apoiada pelo governo do estado e pela R&A, a entidade que administra o golfe em grande parte do planeta. Além das aulas esportivas, os alunos do projeto recebem reforço escolar, preparação física e informática.