Serra
Divulgação

Observação de Pássaros

A prática vem ganhando força no Rio de Janeiro

Mais conhecida como birdwatching, a observação de pássaros é uma prática que vem ganhando força no Rio de Janeiro. O Estado, localizado em uma área que geograficamente oferece serras, áreas planas e formações rochosas, tem uma vegetação extremamente diversificada que, consequentemente, proporciona uma fauna rica.

A atividade é praticada por apreciadores de aves que procuram, além de um contato próximo com a natureza, observar os pássaros em seus ambientes naturais e, ainda, fazer registros fotográficos dos animais. É também desenvolvida por pesquisadores que, durante os passeios, fazem inúmeras anotações que originam estudos capazes de proporcionar que importantes ações de proteção a essas espécies, sejam desenvolvidas.

No estado do Rio de Janeiro diversas regiões turísticas se destacam no segmento. Os Parques Estaduais do Cunhambebe, Ilha Grande, Serra da Concórdia, Pedra Branca, Serra da Tiririca, Três Picos e Desengano são destaques para os apreciadores de pássaros. Nesses locais há centenas de aves diferentes que proporcionam um espetáculo único aos visitantes.

A observação de pássaros, além de trazer inúmeros benefícios para a saúde, é fundamental para a conscientização sobre a importância de proteger e preservar a natureza. Você já está pronto para “passarinhar”? Não se esqueça de entrar em contato com os parques ou unidades ecológicas para saber os horários de visitação, leve algum equipamento para fazer registros dos encontros com as aves, use trajes que possam se camuflar no ambiente e lembre-se de ser silencioso durante a caminhada. Aproveite a experiência!