Turismo Rural
Divulgação

Turismo Equestre

Trilhas Equestres oferecem aventuras incríveis

Os passeios a cavalo acontecem em hospedagens rurais em atividades dentro de hotéis fazenda, feitas em circuitos internos que duram até 2 horas. Normalmente oferecidas para iniciantes e crianças, os passeios são sempre conduzidos por monitores experientes e envoltos por toda a segurança. Paraty, Guapimirim, Petrópolis, Teresópolis, Paraíba do Sul, Campos dos Goytacazes e diversos outros recebem visitantes amantes de cavalos.

As Trilhas Equestres são realizadas em caminhos rústicos ou trilhas, cruzando obstáculos, sempre lideradas por um condutor equestre (ou mais de um), atendendo as Normas ABNT NBR 15507-1 e 15507-2. Com duração variável de 2 a 4 horas, as Trilhas Equestres oferecem aventuras incríveis como por exemplo a Trilha Toledo (Nova Friburgo), a Trilha Papucaia-Alto do Jacó (Magé), Trilha Caminhos do Marchador (São Fidélis), Trilha Desempenho e Trilha Darwin (Cachoeiras do Macacu), Trilha Taquari-Carneiro (Paraty) a Trilha da Barra do Sana, Trilha do Vulcão, Trilha do Pai João, Trilha do Lontra, Trilha dos Jesuítas (Casimiro de Abreu).

As Expedições, ou Viagem a Cavalo, acontecem nos mesmos moldes da trilha equestre, porém são realizadas em dois ou mais dias, levando os cavaleiros de um ponto a outro, podendo cobrir até centenas de km no percurso total. Normalmente demanda apoio externo de logística, suprimentos e traslados, podendo ter seus pernoites em pousadas ou acampamentos. Tal como as trilhas, também pode acontecer pelas praias, passando por Aldeia Velha, as praias de Cabo Frio, Peró, Saquarema, Caravelas ou Maricá.

Entre as diversas opções, no Rio de Janeiro está a maior Expedição à Cavalo da América do Sul: Serra-Mar, que vai de Cachoeiras do Macacu até Búzios, passando por Silva Jardim, Casimiro de Abreu e Cabo Frio, por 6 dias e 160 Km. A travessia é progressiva, tem hospedagens em pousadas e em uma cabana refúgio na mata, e formada com agendamento prévio de grupos de 4 a 8 participantes. Há 4 saídas anuais pré-agendadas, mas outras datas são confirmadas com aumento da demanda.

À cultura rural e religiosa do interior do Estado somam-se os atrativos naturais da região, onde encontramos as Cavalgadas, que são acompanhadas de caminhão de som, festividades em fazendas e praças, churrascadas, eventos que agrupam centenas de cavaleiros, normalmente proprietários de seus animais, mas que também podem receber Guias e Turistas. Já na capital, você encontra cavalgada em Vargem Grande, ou pode ir a Rio das Flores acompanhar a Cavalgada de São Jorge no dia 23 de abril, ou a Cavalgada de Rio Bonito no aniversário da cidade. São inúmeras as cavalgadas no Estado do Rio de Janeiro.

O Jockey Club do Rio de Janeiro, na Lagoa, é um lindo e tradicional complexo de eventos onde ocorrem corridas esportivas, demonstrações de criadores, além de outros eventos musicais e festivos. É comum a vinda de amantes dos cavalos, para os eventos do Jockey que junto a milhares de Haras por todo o Estado do Rio, como o Haras Mangalarga Marchador (Vassouras), Haras da Ginga (Além Paraíba), Haras Radachi (Fagundes, Petrópolis), Haras Paraíso, Haras da Aldeia, Rancho Saint Germain, Haras Pão Grande (Paty do Alferes) recebem os turistas, os comerciantes, as feiras equestres e eventos rurais.