Theatro Municipal do RJ
Moskow

Turismo Cultural

O Rio de Janeiro é reconhecido mundialmente por ser uma das grandes capitais culturais, possuindo uma extensa relação de museus a serem visitados. Eles contemplam diversificados temas entre espaços culturais, monumentos, biologia e grandes museus. As exposições de arte moderna e clássica, convivem com temas da história do Brasil e coleções de artistas famosos que anualmente atraem muitos visitantes.

Na capital poderão ser encontrados muitos museus que oferecem ótimas exposições de arte como o Museu Eva Klabin, que reúne grande acervo de arte clássica, na casa da colecionadora, na Lagoa, e o museu Raymundo de Castro Otonny Maia, com duas sedes, uma em Santa Teresa e outra no Alto da Boa Vista. A Escola de Artes Visuais do Parque Lage, o Museu Nacional de Belas Artes, Museu Histórico Nacional, o Museu Bispo de Rosário de Arte Contemporânea, a Casa França Brasil, o Museu do Amanhã, o CCBB e o Paço Imperial são grandes museus da região central da capital, que oferecerão todo tipo de arte para os nossos visitantes, assim como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, na cidade logo depois da Baía de Guanabara.

Os museus militares e da época do Império, são um capítulo à parte no estado do Rio de Janeiro, que sendo a antiga capital do país, possui uma gama imensa de ofertas como o MUSAL (Museu da Força Aérea) que abriga coleções históricas dos pioneiros da aviação e coleção de aeronaves de grande valor, e o Espaço Cultural da Marinha, bem no centro do Rio, que conta a história do homem no mar e oferece ainda o Museu dos Fuzileiros Navais, na Ilha das Cobras. Os roteiros dos fortes militares, desde Angra dos Reis a Cabo Frio, disponibilizam, ainda, seus espaços museológicos para a visitação, como o Forte de Copacabana, na capital, e o Forte Barão do Rio Branco, em Jurujuba, Niterói. Em Petrópolis, os viajantes poderão encontrar o Palácio Imperial, da família real, que é uma visita obrigatória, tal como o Museu da Casa de Santos Dumont, o inventor do avião.

O Samba, que é um produto cultural bem típico de nossa terra, também possui um roteiro de museus para o turista, desde uma sala de exposições no Sambódromo, local onde são realizados os desfiles do grupo principal, ao Museu do Samba na Mangueira, que expõe maravilhosas peças mestre Cartola e o Museu do Carnaval na área portuária. O Museu Carmem Miranda, no Morro da Viúva – Botafogo – possui arquitetura especial e mais de 3,5 mil peças de acervo dessa expoente do carnaval. Já o Museu do Cordão da Bola Preta, o mais antigo bloco de carnaval do Brasil, também recebe os visitantes com festas ao som da sua banda.

No interior do Estado, nossos viajantes poderão desfrutar de museus em fazendas, como o Museu da Fazenda Quiçamã que possui acervo iconográfico, o livro “Brazil pitoresco”, que é o mais antigo livro com registro de viagens da América Latina, e o Complexo Cultural da Fazenda Machadinha, formado pela Casa Grande, Cavalariça, Capela e ruínas das Senzalas. No médio paraíba, o Museu Vicente Celestino e Gilda de Abreu, em Conservatória, retrata a belíssima época das Serestas, com o acervo do artista. No sul do Estado o Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis, é um capítulo a parte que vale a pena a visita.

Viajar e conhecer os museus, é uma pitada de sabor cultural imperdível para os que vem ao Estado do Rio de Janeiro, capital cultural do Brasil.