Gastronomia
Divulgação

Turismo Cervejeiro

Rio de Janeiro tem relevância no cenário cervejeiro brasileiro

Acompanhando o crescimento vertiginoso do mercado cervejeiro mundialmente, o Brasil destaca-se em segundo lugar no quesito “mais inovador do planeta”. Afinal, o país está na segunda posição quando o assunto é maior produtor artesanal, ficando atrás apenas dos EUA.

O estado do Rio de Janeiro tem relevância no cenário cervejeiro brasileiro, com mais de 60 fábricas instaladas, 200 marcas, centenas de bares e pubs especializados, roteiros turísticos focados em experiências cervejeiras e eventos que preenchem o calendário anual.

As regiões da Serra Verde Imperial e do Vale do Café, por exemplo, concentram a maior parte das fábricas da bebida no Rio de Janeiro, as quais possuem visitas guiadas. Lá, os turistas fazem degustação e desfrutam um pouco mais da cultura cervejeira, que cresce no estado fluminense.

A região serrana também se destaca como a Capital Nacional do Lúpulo, onde é possível visitar as primeiras fazendas da iguaria no Brasil. O Museu da Cerveja e a Festa do Colono Alemão ou Bauernfest, em Petrópolis, são alguns dos destaques em homenagem aos imigrantes alemães, primeiros produtores da bebida por aqui.

A Bauernfest ocorre desde 1989 no centro da Cidade Imperial e é um dos maiores eventos do município, atraindo milhares de turistas anualmente.