Petrópolis
Divulgação

Serra Verde Imperial

A Serra Verde Imperial, representada por cinco municípios, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. A beleza de sua vegetação com o charme da gastronomia requintada, atrativos culturais, muita história e oportunidades de compras. No inverno, as cidades agradam os visitantes com temperaturas baixas. Já no verão, os rios, cachoeiras e trilhas são um convite ao ecoturismo.

A região é famosa pelos seus restaurantes e pousadas aconchegantes. A culinária europeia, em geral à base de carnes, embutidos e massas, respeitando as tradições alemãs, italianas, portuguesas e suíças, predominam à mesa. O Polo Gastronômico de Itaipava, distrito de Petrópolis, é um passeio obrigatório para os apreciadores de bons pratos. Já o Vale Gourmet reúne um circuito de restaurantes de diversas especialidades nos distritos petropolitanos de Itaipava, Nogueira, Corrêas e Araras.

Na Serra Verde Imperial estão localizados famosos polos têxteis do Rio de Janeiro, como, por exemplo, a Feirinha de Teresópolis; de Itaipava; a Rua Tereza, em Petrópolis; e a região central de Nova Friburgo. Nesses locais é possível comprar roupas de todas as variedades e para qualquer estação, além de objetos de decoração, bijuterias, doces e salgados.

A tradição cervejeira é um marco da Serra Verde Imperial. Ela oferece aos visitantes uma experiência única e marcante através de visitas monitoradas às linhas de produção, com degustação e produtos temáticos.

Na região há diversos parques. O maior deles é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, uma das mais importantes reservas naturais do País. É considerado pelos especialistas um dos melhores locais para a prática de esportes de montanha, como, escalada, trekking, rapel e arvorismo. O Parque Estadual dos Três Picos, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, a Reserva Biológica Poço das Antas e o Parque de Furnas do Catete, também são opções para os que buscam ecoturismo.

Para os que gostam de turismo histórico, a Serra Verde Imperial é o destino ideal.  O maior ícone é o Museu Imperial. Destaque também para outros monumentos da região, como, por exemplo, o Palácio Teresa Cristina, de 1920 (Teresópolis); o Palácio de Cristal, de 1848 (Petrópolis); o Palácio Rio Negro, de 1889 (Petrópolis); e o imponente prédio do Colégio Anchieta, de 1902 (Nova Friburgo).