Fazenda Vista Alegre
Foto Freepik

Café

Você já pensou em visitar uma fazenda de café?

O Café é um produto que faz parte da vida de muita gente. Desde o café com leite de manhã até o cafezinho preto ao final da tarde. Muita gente ama, mas você já pensou em visitar uma fazenda de café? Imagine se hospedar em um complexo histórico da época, conhecer toda a produção e ao final provar um café moído na hora, sem conservantes e de ótima qualidade. No estado do Rio de Janeiro você pode ter essa experiência.

A região do Vale do Café é um dos destinos onde o turista pode conhecer diversas fazendas do século XIX, onde 75% do café do mundo era produzido. Além de visitar a plantação, o visitante ainda descobre um pouco das histórias dos Barões da época, aprende como é feita a produção e ao final se delicia com o saboroso café acompanhado por diversos quitutes regionais. Os municípios de Vassouras, Valença, Rio das Flores, Barra do Piraí, Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin e Paraíba do Sul são alguns que propiciam esse passeio incrível.

O turista que busca conhecer mais sobre a história do ciclo do café pode visitar também o município de Belford Roxo, localizado na Baixada Verde. Lá é possível passear pela Fazenda Boa Esperança, que possui boa parte dos imóveis da época preservados. Outra cidade onde é possível reviver a época de ouro do café é Bom Jardim, em Caminhos da Serra. Lá, na Fazenda Bom Jardim, são encontrados talheres, mesa de jantar, móveis, ventilador e lustres originais desde a construção, em 1890, além da embalagem original do café produzido na fazenda, guardada e preservada pela família.

A produção fluminense de café se expande também para outras regiões, como, por exemplo, a Costa Doce, com fazendas em Campos dos Goytacazes; Águas do Noroeste, nos municípios de Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Natividade, Porciúncula e Varre-Sai; Caminhos da Serra, em Duas Barras, Trajano de Moraes e Caminhos Coloniais, em São José do Vale do Rio Preto.