Turismo de Saúde
Cresce a busca por cirurgias e tratamentos de beleza no Rio Janeiro
A crescente procura por qualidade de vida tem contribuído para o aumento do interesse por tratamentos de beleza, alívio do estresse e descanso em clínicas e spas. O turismo de saúde engloba tanto aspectos relacionados a cirurgias e tratamentos de saúde, conhecido como turismo médico-hospitalar, quanto terapias voltadas à qualidade de vida, chamado turismo de bem-estar.
Diante desse contexto, surge o segmento que, embora pareça ser novo, é uma das mais antigas atividades turísticas, uma vez que, deslocamentos em busca de saúde têm ocorrido, desde a antiguidade, pelo mundo todo, envolvendo tanto promoção e manutenção da saúde, quanto a prevenção e cura de doenças.
O Rio de Janeiro está cada vez mais inserido neste setor, que vem crescendo e atraindo turistas de todo o mundo. De acordo com um levantamento feito pelo Patients Beyond Borders (Pacientes Além das Fronteiras), fonte de informações de consumidores mais confiável do mundo, o segmento movimenta cerca de 80 bilhões de dólares em todo o planeta.
O Brasil é um dos principais destinos para tratamentos de saúde e procedimentos estéticos capazes de atrair, além dos eventos, milhares de turistas.