Turismo Religioso
Pontos turísticos religiosos recebem milhares de visitantes todos os anos
O Rio de Janeiro é um estado com forte espiritualidade. Não é à toa que os pontos turísticos religiosos recebem milhares de visitantes todos os anos. Os praticantes, conhecidos como peregrinos, seguem calendários e rotas específicas. Além da busca por igrejas, templos, roteiros e monumentos, o Turismo Religioso movimenta a economia local, como hotéis, pousadas, restaurantes e lojas de souvenirs, principalmente em datas comemorativas.
Na Capital os turistas podem explorar diversos locais. Entre eles, o Centro Cultural Jerusalém; a Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro; o Mosteiro de São Bento, considerado um dos principais monumentos de arte colonial; a Igreja Nossa Senhora da Penha (foto de Diego Baravelli), a Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro; a Igreja de Nossa Senhora da Candelária; a Igreja de São Francisco de Paula; o Grande Templo Israelita, uma das mais belas sinagogas da Cidade; o Templo Hare Krishna; a Mesquita da Luz e o KTC – Karma Theksum Chokhorling, devotado à prática e ao ensino do Dharma.
O interior do Estado também é repleto de opções. Em Petrópolis, na região Serra Verde Imperial, por exemplo, destaque para o Vale do Amor, um Santuário ao ar livre, com templos cristãos, hindus, budistas e taoístas. Itaperuna, localizado nas Águas do Noroeste, tem um excelente polo turístico religioso, com o Cristo Redentor de Itaperuna e a Paróquia São José do Avahy.
Já em Carmo, na região Caminhos da Serra, o visitante pode conhecer a Capela Nossa Senhora da Conceição, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, Irmandade de Nosso Senhor dos Passos, Capela de São Sebastião, Capela de Santo Antonio e Capela de Nossa Senhora das Dores. Nos Caminhos da Mata, em Itaboraí, o bairro de Porto das Caixas é muito conhecido pela imagem de Jesus Crucificado na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, com mais de 300 anos de história.
Na Baixada Verde o município de Magé se destaca com diversos atrativos. Entre eles, destaque para a Capela do Nosso Senhor do Bonfim, Capela Nossa Senhora da Piedade, Igreja Matriz São Nicolau, Capela Matriz de Nossa Senhora da Piedade, Igreja Velha de Pedra (Ruínas de Sant’Anna) e o Poço Bento Padre José de Anchieta.