close up view of empty wheelchair with Pavement handicap symbol
close up view of empty wheelchair with Pavement handicap symbol

Turismo Acessível

Conheça as inúmeras possibilidades de passeios e de visitas a atrativos turísticos

O Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, recebe todos os visitantes que vem ao Rio de Janeiro de braços abertos, independente de terem autonomia para realizar as atividades ou de serem portadores de necessidades especiais. Para tanto, um dos segmentos que mais tem sido trabalhado no estado do Rio de Janeiro é o Turismo Acessível, que permite a inclusão social e o acesso a pontos turísticos, proporcionando diversão, prazer e alegria a esses cidadãos.

Há inúmeras possibilidades de passeios e de visitas a atrativos turísticos para atender a esse público. O Pão de Açúcar, por exemplo, possui plataformas móveis que facilitam o acesso de cadeiras de rodas, além de rampas e elevadores que levam até os dois mirantes para apreciar a vista. Há, ainda, conteúdo em áudio dentro do aplicativo do Bondinho, que narra fatos históricos e curiosidades. Uma ida ao Cristo Redentor não pode ser esquecida. Quem optar por subir de trenzinho vai encontrar nos vagões, locais apropriados para cadeirantes. Ao chegar à parte de cima do morro, o acesso até à estátua tem escadas rolantes que facilitam a mobilidade.

Para quem gosta do contato com a natureza também há opções. A Lagoa Rodrigo de Freitas é uma delas. O local tem pedalinhos e embarcações motorizadas para tornar o passeio possível para todos. Já o Jardim Sensorial do Jardim Botânico é uma atração imperdível para quem é portador de alguma limitação visual, uma vez que os visitantes podem tatear as plantas, sentindo suas diferentes texturas e aromas. Uma das maiores florestas urbanas do mundo, a Floresta da Tijuca, também deve estar no roteiro das pessoas com deficiência. Lá, há trilhas e cachoeiras acessíveis e uma enorme diversidade de fauna e flora que proporcionam sensações únicas.

O Museu de Arte do Rio, localizado na Praça Mauá, é preparado para receber esse público, oferecendo textos em braile, vídeos com legendas e maquete tátil. O Museu do Amanhã, localizado praticamente ao lado, também atende a todos os requisitos de acessibilidade: pisos táteis, rampas de acesso, banheiros adaptados, textos em braile, maquetes e áudio-guia, além de sinalização universal.

Nos roteiros para curtir a noite não faltam locais adaptados em inúmeros bares e restaurantes. O carioca é considerado um dos povos mais hospitaleiros. A alegria e a receptividade desses ambientes são contagiantes. Não deixe de aproveitar essa grande experiência! Estamos prontos para te receber, proporcionando passeios tranquilos e com a autonomia necessária!