Parapente
Divulgação

Turismo Desportivo

No Rio de Janeiro há inúmeras opções para os que desejam praticar esportes

O esporte sempre foi um filão importante dentro da segmentação do turismo do Rio de Janeiro. A Capital foi sede dos dois principais eventos esportivos do mundo: Copa do Mundo FIFA, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016. A partir daí o turismo desportivo se fortaleceu e fez com que, hoje, o Estado, receba grandes campeonatos de diversas modalidades.

Na cidade do Rio de Janeiro há inúmeras opções para os que viajam com a intenção de participar de campeonatos, atletas que desejam fortalecer seus treinos ou turistas que procuram novos destinos para praticar a modalidade que apreciam. Voo livre na Pedra Bonita, mergulho no arquipélago das Cagarras, surf em diversas praias, windsurfe e iatismo na Baia de Guanabara, Kitesurf na Barra da Tijuca e Stand up padle no posto 6, em Copacabana, são algumas opções. Se juntam a elas as trilhas, especialmente as existentes no morro Dois Irmãos e a Transcarioca (maior trilha urbana do País, com cerca de 180km), maratonas, vôlei de praia e futevôlei.

Por ser um Estado com área geográfica bastante diversificada, no interior há uma grande oferta de modalidades distribuídas pelas regiões turísticas. A Costa do Sol, por exemplo, tem diversos municípios aptos a atividades esportivas como surf, vela, mergulho, canoa havaina, rafting, escalada e trekking. Saquarema, conhecida como a Capital Nacional do Surf, é palco de grandes competições como o WCT e o SuperSurf. A cidade é, ainda, o destino onde está localizado o Centro de Desenvolvimento de Voleibol, local de treinamento da Seleção Brasileira.

Na Costa Verde, os adeptos do turismo desportivo podem optar por mergulho, surf, trekking e canoa havaiana, entre outros. Já na Serra Verde Imperial há lugares próprios para a prática de trilhas, caminhadas, montanhismo, trekking, escalada rapel, canyoning, mountain bike, ciclismo, rafting, canoagem, além de voo livre e golfe. Para escalada os municípios que têm o maior potencial são os localizados nas Agulhas Negras. A Costa Doce aguarda os apreciadores de voo livre, ciclismo e trilhas. O Vale do Café agrada os amantes da velocidade com seu kartódromo internacional. As várias corredeiras dos Caminhos Coloniais fizeram com que a região se tornasse um dos melhores points para a prática do rafting. A Baixada verde se destaca no mountain bike com a realização de inúmeros circuitos e competições na Reserva Ecológica do Tinguá.