WhatsApp Image 2023-04-04 at 14.43.38

Secretaria de Estado de Turismo participa da WTM Latin America 2023, em São Paulo

Postado às 14:50, do dia 04/04/2023

Secretaria de Estado de Turismo participa da WTM Latin America 2023, em São Paulo

Feira é considerada uma das maiores do Brasil e do mundo, direcionada ao turismo da América Latina. O secretário de estado de Turismo do RJ, Gustavo Tutuca, cumpre agenda de interlocuções no evento

O estado do Rio de Janeiro está sendo um dos maiores expositores da edição 2023 da WTM Latin America, que acontece até quarta-feira (5 de abril) no centro de convenções Expo Center Norte, em São Paulo. A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e a TurisRio prepararam diversas ações que colocaram o estado do Rio de Janeiro como protagonista de uma das maiores feiras do mercado latino. O secretário de estado de Turismo do RJ, Gustavo Tutuca, cumpre agenda de interlocuções com os principais players da cadeia produtiva do setor.

Ações de promoção, apoio à comercialização, inserção de novos produtos no mercado, além de uma experiência cultural do destino estão turbinando ainda mais a participação do RJ. O evento tem como objetivo apresentar as últimas tendências de mercado, aproximando os representantes dos municípios aos potenciais agentes e operadores de viagens.

O secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca, destaca a importância da participação do Rio de Janeiro, com um estande próprio (120m²), em uma das maiores feiras do setor.

– Nosso foco, atualmente, é escalar a atração de turistas internacionais para o Rio de Janeiro, que é a principal porta de entrada do Brasil, ampliando a frequência de voos e garantindo o aumento do fluxo de visitantes para todo o Estado. A participação na WTM é mais um importante passo neste processo, pois temos a oportunidade de ampliar ainda mais a nossa participação no mercado da América Latina. Argentina e Chile são, historicamente, os dois principais emissores de turistas para o nosso estado. O governador Cláudio Castro tem nos dado carta branca para buscar as melhores soluções e está sempre disponível a todas as nossas propostas para avançarmos em ações do turismo – disse Tutuca.

O estande do Rio de Janeiro conta com uma área instagramável, uma experiência imersiva com imagens dos destinos e atrativos do estado, além de códigos QR, que estarão espalhados no expositor, direcionando o público ao site de divulgação dos destinos turísticos (turismorj.com). A maior parte da cenografia do estande foi reutilizada, o que diminui os impactos para o meio ambiente e reforça a preocupação da Setur-RJ com a sustentabilidade.

Nesta edição, participam do estande representantes das cidades do interior fluminense, da hotelaria, operadores, agências, além do trade turístico do RJ. Ao todo, 55 instituições do Rio de Janeiro (públicas e privadas) estão presentes no estande. O espaço facilita a realização de negócios e agendamento de reuniões por empresas privadas.

Na ocasião, a Setur-RJ está cumprindo uma agenda de atividades com companhias aéreas, associações de turismo, trade turístico local e entidades de promoção. A ideia é promover ações estratégicas, com o objetivo de gerar negócios e aumentar o fluxo de turistas para o RJ. No dia 4 de abril, às 19h, a Secretaria junto com a TurisRio promoveram, em parceria com a Riotur e o Orla Rio, uma experiência cultural carioca com um coquetel show e participação do cantor Ivo Meirelles, no tradicional Bar Brahma, no Centro de São Paulo.

A Setur-RJ, em parceria com o Paraty CVB, a ABIH-RJ e a Setur Paraty, estão promovendo uma viagem de familiarização (famtour) para Paraty, cidade localizada na região da Costa Verde, que desperta interesse de turistas estrangeiros. A ação está sendo realizada com hosted buyers (compradores convidados), operadores da Argentina, Itália, Estados Unidos e Alemanha.

Sobre a WTM
A WTM é uma das feiras mais importantes do Brasil, onde 15 mil profissionais de viagens e turismo e 500 empresas expositoras se encontram para fazer networking, negociar e descobrir as últimas novidades do setor.

Isso mostra a importância da participação do estado para promover os seus 92 destinos, especialmente, para os países da América Latina que, tradicionalmente, são grandes emissores de turistas para o Rio de Janeiro. A programação do evento conta com palestras gratuitas sobre temas em destaque no mercado atual. Além disso, a feira é uma oportunidade de fortalecer o networking, ampliar conhecimento e divulgar as inovações do setor.

tags:
Agenda