Jornada do Turismo Fluminense completa a passagem pelas 12 regiões turísticas em Niterói
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio realizaram, na última terça-feira (12), a 12ª edição da Jornada do Turismo Fluminense na região turística Metropolitana. Autoridades, agentes de desenvolvimento do turismo e representantes do trade local estiveram reunidos no Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB) da Universidade Federal Fluminense – UFF, em Niterói. O projeto elabora um plano de ações continuadas para o desenvolvimento do turismo fluminense nos próximos anos.
O subsecretário de Turismo, Nilo Sergio Felix, representou o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, e explicou o modo de operação da Jornada do Turismo Fluminense, sinalizando o que é preciso ser feito para o avanço do desenvolvimento das regiões turísticas.
– Esse trabalho que está sendo realizado aqui demonstra que o Estado está cada vez mais preocupado em fazer com que haja uma integração e em viabilizar a qualificação das regiões dos municípios em termos de divulgação, promoção, mão de obra, em inventários. É necessário que seja feito um trabalho para que isso se torne um produto e que esse produto apresente-se na prateleira dos agentes de viagens, no conhecimento do turista nacional e internacional – pontuou o subsecretário.
Representando a cidade do Rio de Janeiro, o subsecretário municipal de turismo Bruno Mattos se juntou à mesa de abertura do evento para enviar uma mensagem aos participantes da etapa de encerramento da Jornada do Turismo Fluminense.
– Se a capital do Rio de Janeiro vai bem, acho que todas as cidades vão bem também. Desejo um bom trabalho para vocês aqui, um dia maravilhoso e que deem muitos resultados. A nossa secretária municipal da cidade do Rio de Janeiro estará sempre à disposição – disse Bruno Mattos.
Programação
O dia de trabalho começou com a palestra “O planejamento como vetor de integração regional para o turismo do estado do Rio de Janeiro”, com a especialista Ana Cláudia Peixoto, consultora do SEBRAE-RJ. A ministrante apresentou aspectos da Neurociência como elementos de atração e tendências para o Turismo. Depois, foi apresentado o Plano Estratégico Turismo RJ + 10 anos, a Lei Estadual de Turismo e a metodologia a ser elaborada pelos grupos de trabalho (GTs).
Durante as oficinas, a discussão passou por temas como integração, regionalização, captação de recursos, qualificação, infraestrutura, segurança, produtos, roteiros, experiências, além de estratégias de promoção e marketing. Ao final do dia, aconteceram as apresentações das principais ações propostas pelos grupos de trabalho e a definição dos próximos passos para a elaboração do plano regional.
– A parceria que vem sendo feita na construção e no desdobramento deste Plano Estratégico, sem dúvidas, vem de boas mãos, estudos, pessoas com qualificação, sobretudo a participação das 12 regiões que trazem para o nosso Estado as suas potencialidades, capacidades e um futuro promissor. Gostaria de aplaudir todos aqueles que fizeram parte deste momento de tamanha importância para a consolidação da política pública do turismo através das Jornadas do Turismo Fluminense – finalizou o vice-presidente da TurisRio, Anderson Moura.