O presidente da TurisRio Sergio Ricardo de Almeida abriu a Jornada do Turismo Fluminense_crédito Leandro Bertholini

Jornada do Turismo Fluminense chega à região turística da Serra Verde Imperial

Postado às 15:57, do dia 27/06/2023

Projeto inédito da secretaria de Estado de Turismo propõe a elaboração de um plano de ações continuadas para o desenvolvimento do turismo fluminense nos próximos anos. Evento contou com a participação de lideranças públicas municipais, estaduais e agentes do desenvolvimento turístico regional

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio realizaram nesta quinta-feira (22) a 2a edição da Jornada do Turismo Fluminense – na Serra Verde Imperial. Autoridades, agentes de desenvolvimento do turismo regional e representantes do trade local reuniram-se durante todo o dia, no Parque da Cidade, no município de Cachoeiras de Macacu. O projeto elabora um plano de ações continuadas para o desenvolvimento do turismo fluminense nos próximos anos.

O presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida, representou o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, e abriu o evento ressaltando que a Jornada está pautada nos valores de sustentabilidade, integração e fortalecimento dos atributos regionais singulares dos 92 municípios, que compõem o estado do Rio de Janeiro.

Na ocasião, Sérgio Ricardo destacou as principais ações da pasta já realizadas em 2023 e a importância da discussão de um plano de ação continuada, que fortaleça a política de investimento em marketing e promoção do destino Rio de Janeiro, recursos para as cidades investirem em infraestrutura, políticas públicas de capacitação de mão de obra, além da captação de eventos e congressos.

“A ideia é avançarmos na implementação de medidas de fortalecimento do turismo, buscando de modo inédito a construção participativa dos municípios. É importante destacar o meio ambiente como forte atrativo turístico da região de Serra Verde Imperial e a importância de se melhorar a infraestrutura, contribuindo diretamente para a elevação do PIB do Turismo, nos próximos 10 anos”, frisou Sérgio Ricardo.

O prefeito de Cachoeiras de Macacu, Rafael Miranda, também esteve no evento e falou das potencialidades turísticas de Cachoeiras de Macacu e as particularidades da Serra Verde Imperial como região de forte atração de turistas para o interior do Estado.

“Gostaria de ressaltar a satisfação que é recebê-los aqui nessa Jornada. Um passo fundamental para a gente discutir as diretrizes de políticas públicas para o turismo no nosso Estado. Eu só acredito no Turismo com investimento público e privado de qualidade. A aplicação maciça no treinamento e nas capacitações de como receber os turistas, também é algo para darmos atenção”, sinalizou o prefeito.

Programação

O dia de trabalho começou com a palestra “O planejamento como vetor de integração regional para o turismo do estado do Rio de Janeiro”, com a especialista Ana Cláudia Peixoto, consultora do SEBRAE-RJ. A ministrante apresentou aspectos da Neurociência como elementos de atração e tendências para o Turismo.

Em seguida, o presidente da Fundação Macatur, Paulo Schiavo, fez o pré-lançamento do roteiro “Caminhos do Faraó”, uma nova rota turística a ser trabalhada, nos próximos meses, com foco no segmento de Turismo Rural.

“O Faraó tem uma potencialidade muito forte para a agricultura e com o tempo foi surgindo outras atividades como os produtos artesanais e a agropecuária, que juntos permitem muitas experiências”, ressaltou Paulo.

Continuando a programação, a Setur-RJ apresentou o Plano Estratégico Turismo RJ+10 anos, a Lei Estadual de Turismo e a metodologia que foi elaborada pelos grupos de trabalho (GTs).

A discussão passou por temas como integração, regionalização, captação de recursos, qualificação, infraestrutura, segurança, produtos, roteiros, experiências, além de estratégias de promoção e marketing. Ao final do dia, aconteceram as apresentações das principais ações propostas pelos GTs e a definição dos próximos passos para a elaboração do plano regional.

“A Jornada do Turismo Fluminense chegou a mais uma região de forte potencial e relevância turística. Esperamos que este projeto seja um vetor de desenvolvimento regional”, concluiu Carlos Lidizia, especialista da UFF em Planejamento Estratégico.

A Jornada do Turismo Fluminense conta com as parcerias do SEBRAE, da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, da Universidade Federal Fluminense (UFF), da UNIRIO, da UFRRJ.

Confira as próximas datas:

26/06 (segunda-feira) – Caminhos Coloniais – Sapucaia

05/07 (quarta-feira) – Agulhas Negras – Resende

12/07 (quarta-feira) – Costa Verde – Mangaratiba

19/07 (quarta-feira) – Costa do Sol – Macaé

25/07 (terça-feira) – Baixada Verde – São João de Meriti

02/08 (quarta-feira) – Caminhos da Mata – Silva Jardim

17/08 (quinta-feira) – Costa Doce – Campos dos Goytacazes

22/08 (terça-feira) – Caminhos da Serra – Trajano de Morais

31/8 (quinta-feira) – Águas do Noroeste – Itaperuna

12/09 (terça-feira) – Metropolitana – Niterói