Governador Cláudio Castro dá posse ao novo secretariado com a missão de continuar o trabalho de reconstrução do estado
‘O Rio precisa de mais e nós vamos entregar mais ao Rio’, destacou Castro ao empossar novos secretários e os que permanecem nos cargos, no Palácio Guanabara
O governador Cláudio Castro deu posse, nesta segunda-feira (02/01), ao novo secretariado. Novos nomes se juntam aos secretários que já estavam no comando de algumas pastas, dando continuidade ao trabalho de reconstrução do Rio de Janeiro. Foram criadas novas secretarias como a da Mulher – compromisso de Castro durante sua campanha de reeleição -, de Habitação, e Intergeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável.
– Em nosso segundo mandato, é chegada a hora de o Rio de Janeiro se posicionar como um ator global novamente. Nos próximos quatro anos temos novos desafios que requerem união de esforços. Aos novos secretários, secretárias, diretores e presidentes de órgãos estaduais, estejam certos de que muito trabalho nos aguarda. O Rio de Janeiro melhorou, é verdade, mas não significa que nossa missão foi totalmente cumprida. O Rio precisa de mais e nós vamos entregar mais ao Rio – declarou Cláudio Castro.
O vice-governador Thiago Pampolha é o novo titular da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade.
– Sou muito grato ao governador Cláudio Castro por me proporcionar mais este desafio para os próximos quatro anos. Uma missão dupla já que, além da vice-governadoria, voltarei a assumir a Secretaria do Ambiente. É o início de mais um período de muito trabalho. Queremos e vamos fazer do nosso estado um lugar cada vez melhor para as famílias fluminenses – ressaltou Pampolha.
Gustavo Tutuca reassume a Secretaria de Estado de Turismo
Gustavo Tutuca tomou posse hoje no Palácio Guanabara como secretário de Estado de Turismo, cargo que ocupou entre novembro de 2020 e março de 2022. Com isso, Tutuca retorna ao primeiro escalão do Governo do Estado.
– Quero agradecer a confiança e o convite do governador Cláudio Castro para mais esse desafio. Tenho muito orgulho de fazer parte novamente deste governo que tem recolocado, dia após dia, o Rio de Janeiro de volta aos trilhos do crescimento. Um governo que segue o caminho do diálogo, retomando a credibilidade do nosso estado. Falando especificamente do turismo, vivemos um momento único com a escolha da Daniela do Waguinho, à frente do Ministério do Turismo. Podem ter certeza que trabalharemos juntos para tornar o turismo do nosso estado cada vez mais forte – disse Tutuca.
Como secretário de Estado de Turismo, em sua primeira passagem pela pasta, Tutuca comandou a retomada do segmento no período pós-pandemia e trabalhou para o fortalecimento de toda a cadeia turística nas 12 regiões do Estado. Na sua gestão, foi realizada a maior campanha publicitária de promoção do Rio de Janeiro por cidades do Brasil que são as maiores emissoras de turistas para o estado. A ação fez parte do projeto “O Rio Continua Lindo. E Perto!”, que passou por oito municípios em todo o país. Desde então, o Rio de Janeiro vem batendo recorde atrás de recorde na ocupação hoteleira tanto na capital como no interior do estado.
Por falar em recorde, já são mais de 21 mil artesãos beneficiados pelo Programa de Artesanato do RJ. Outro destaque da gestão de Tutuca à frente da Secretaria, foi o programa Turismo Presente, que previu obras de infraestrutura turística no estado do Rio. A ExpoRio Turismo, realizada em março de 2022, foi o maior evento de turismo do estado e marcou a retomada das atividades do setor. Nos quatro dias de evento, foram apresentados experiências e atrativos dos 92 municípios que compõem o estado, além de palestras e shows.
No mês de dezembro de 2022, a Setur-RJ apresentou o Plano Estratégico TurismoRJ + 10 Anos, um conjunto de ações para promover o setor pela próxima década, projeto iniciado em sua gestão.
– O TurismoRJ + 10 Anos tem como objetivo reconduzir o Rio de Janeiro ao patamar dos principais destinos turísticos no cenário mundial, aumentando a competitividade do nosso estado. Ele vai servir de norte para o nosso trabalho pelos próximos quatro anos. Vamos investir na qualificação profissional e fazer valer a Lei 9811/22, que institui a Política Estadual de Turismo – completou Tutuca.