Secretaria de Estado de Turismo leva Fórum Regional do Turismo Fluminense à Costa do Sol

Postado às 14:05, do dia 12/07/2024

Encontro reuniu autoridades e lideranças regionais em uma das maiores iniciativas de fomento ao turismo regional do Estado

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio promoveram na quarta-feira (10/4), mais uma edição do Fórum Regional do Turismo Fluminense – Edição Costa do Sol. O encontro aconteceu na Casa do Educador, em Saquarema, e reuniu autoridades, lideranças municipais, estaduais, além de representantes da cadeia produtiva regional da Costa do Sol. O evento teve o objetivo de debater o potencial turístico dos municípios da 2ª maior região turística do Estado. A ação contou com apresentações culturais, uma área destinada ao Artesanato e outra aos produtos regionais, onde os 13 municípios da Costa do Sol apresentaram seus atrativos.

–  A região da Costa do Sol tem forte potencial de atração com seus atrativos e roteiros perfeitos de sol, céu azul e uma imensidão de mar, vento, esportes aquáticos, gastronomia de padrão internacional e vida noturna. O Fórum Regional do Turismo é um momento muito importante, de debate e troca de experiências, envolvendo toda a cadeia produtiva do setor e as equipes técnicas da Setur-RJ – ressalta Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo. 

A programação do Fórum teve uma grande variedade de palestras, mesas e painéis, que abordaram assuntos relevantes para o setor com a participação de especialistas. Equipes da Setur-RJ/TurisRio estiveram presentes efetuando atendimentos relacionados ao Cadastur e ao Programa Estadual de Artesanato.

O subsecretário de Estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, ressaltou a importância do evento para a consolidação da Costa do Sol como uma das regiões que mais atraem os turistas internacionais em busca de praias e paisagens paradisíacas.

–  O turismo é um dos segmentos que mais crescem no mundo. A cada 11 trabalhadores um tem seu emprego voltado para o turismo, o que impacta em 52 itens da economia. É a consolidação da indústria do entretenimento, do lazer, do bem-estar e tantas outras vertentes que impactam nessa cadeia produtiva. O Fórum cada vez mais avança no Estado trazendo a oportunidade de ampliar os debates em torno dos potenciais, atrativos e soluções para as regiões turísticas – conclui Nilo Felix.