Explorar florestas
Explorar a maior floresta urbana do mundo
O estado do Rio de Janeiro está no meio da Mata Atlântica, bioma responsável pela maior diversidade de vida no planeta. Aqui existem lindos cenários de preservação natural, como o Parque Nacional da Tijuca, na capital. A imensa área verde atravessa a cidade de norte a sul e abriga a Floresta da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo.
Os visitantes podem explorar diversas trilhas, ruínas, mirantes, fontes de água, cachoeiras e construções históricas que datam do Brasil imperial. Um destaque é Pico da Tijuca, o segundo mais alto do Rio de Janeiro, que deve ser conquistado com a ajuda de um guia experiente. Outras atrações são a Cascata Taunay, o Mirante Excelsior, a Capela Mayrink, a Pedra do Conde e o Bico do Papagaio.
O Centro de Visitantes do parque orienta visitantes sobre as opções de lazer no local e conserva uma exposição permanente sobre a história da floresta. No final do século XIX, D. Pedro II declarou as florestas da Tijuca e de Paineiras como Florestas Protetoras e deu início a um processo de desapropriação de chácaras e fazendas para recuperar uma grande área que havia sido desmatada com a extração de madeira e plantio de café e cana-de-açúcar. Ainda hoje é possível identificar pés de café, construções e ruínas das antigas fazendas que originaram o parque, deixando o passeio ecológico ainda mais rico. A floresta é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e faz parte do conjunto que deu ao Rio de Janeiro o título de paisagem cultural urbana declarada Patrimônio Mundial da Unesco.