Dia Internacional dos Museus tem programação variada nos principais equipamentos turísticos do estado
A data, celebrada mundialmente, estimula a conscientização do público sobre a importância dos museus
O Dia Internacional dos Museus é comemorado no dia 18 de maio, desde 1977, sempre com uma temática diferente. Este ano, o tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) é “O poder dos museus”, que será o mote para comemorações em todo o mundo. O objetivo da celebração é conscientizar o público em geral sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade.
Em diversas regiões turísticas do estado do Rio de Janeiro, além dos tradicionais museus de arte, há também os especializados em ciências, história, cultura, moedas e outros tantos assuntos. As experiências nesses espaços podem ser por meio de fotografias, documentos impressos, audiovisual ou objetos que remetem a uma verdadeira viagem ao período e tema abordados por aquele museu. Alguns deles disponibilizam um tour virtual, além da visita presencial.
Confira o material completo aqui.
Importante lembrar que, há 20 anos, o Dia Internacional dos Museus marca, no Brasil, o início da Semana Nacional de Museus, com o objetivo de demonstrar como os equipamentos têm sido capazes de repensar e reinventar suas estratégias para a difusão da cultura e da história, mesmo em tempos de crise. No período, acontecem atividades em diversos espaços.
Modernizar para incluir
Com a tecnologia, os museus estão se modernizando para cumprirem o papel educacional, aprimorarem as técnicas de preservação de acervo e tirarem o máximo de proveito das ferramentas tecnológicas digitais. Na pandemia, esses equipamentos culturais se reinventaram e despertaram para implementação de mudanças também no pós-pandemia.
No estado, ano passado, editais contemplaram a modernização de museus, patrocinados pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e a Oi, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O subsecretário de Grandes Eventos, da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), Marcelo Monfort, entende que os museus são compreendidos de forma universal quanto a sua função de equipamento cultural, por isso mesmo precisam se modernizar para atrair cada vez mais turistas.
“Todo visitante, local ou turista, sabe qual é a função do museu. A surpresa está na forma em que o acervo é mostrado a ele. Sendo assim, a modernização tecnológica, inclusão, aquisição de acervos, equipamentos e material permanente para os museus são iniciativas fundamentais para dinamizar a atividade e atrair mais visitantes para o RJ”, ressalta Monfort.
No Brasil, as regras de organização dos museus seguem a Lei 11.904/2009, que instituiu o Estatuto de Museus, definindo que são instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural, abertas ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento. A iniciativa serve de norte para as ações do segmento.