Resende
Divulgação

Regiões

Conheça as regiões turísticas e destinos encantadores do RJ

Postado às 19:55, do dia 15/04/2020

Saiba quais são as 12 regiões turísticas que compõem o Estado do RJ:

Águas do Noroeste
A região é formada por Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá e Varre-Sai. Oferece trilhas e caminhadas, pesca, cachoeiras, cavalgadas, rafting, voo livre, montanhismo, rapel e canoagem, além de atrações históricas, como fazendas da época do café.

Agulhas Negras
Engloba Itatiaia, Porto Real, Quatis e Resende. O ecoturismo é a principal potencialidade da região, que concentra importantes atrativos naturais, como o Pico das Agulhas Negras, o ponto mais alto do estado do Rio de Janeiro, com cerca de 2.800 metros de altitude.

Baixada Verde
Inclui Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti e Seropédica, interligados por uma grande malha rodoferroviária. Oferece turismo ecológico, histórico, cultural, gastronômico e de negócios. Tem um terço das áreas verdes preservadas de toda a Região Metropolitana que a circunda, além de arte sacra e igrejas dos séculos XVI a XIX, além de teatro e biblioteca projetados por Oscar Niemeyer, por exemplo.

Caminhos Coloniais
É formada por Areal, Comendador Levy Gasparian, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia e Três Rios. História e natureza são os dois componentes da região. O Rio Paraíba do Sul e seus caudatários, Paraibuna e Piabanha, são ideais para canoagem. A região também tem exemplares históricos de fazendas antigas e oferece opções de turismo rural.

Caminhos da Mata
Inclui Itaboraí, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá. Tem potencialidades turísticas diversas, como prédios dos períodos colonial e imperial, sítios arqueológicos, igrejas, folclore, cachoeiras, piscinas naturais, flores e plantas ornamentais, reserva biológica, ecoturismo, turismo rural, esportes radicais e cavalgadas, entre outras.

Caminhos da Serra
Abrange Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes. É uma região tipicamente rural, com atrativos como pesca, passeios de barco, igrejas e fazendas históricas, além de visitas a fábricas de produtos típicos, festas populares e religiosas, grutas com estalactites, entre outros.

Costa Doce
Compreende Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. Situada no nordeste do estado, limítrofe com o Espírito Santo e parte do litoral, mistura paisagens históricas com atrativos naturais, como falésias e praias.

Costa do Sol
Abrange Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Carapebus, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, Quissamã, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema. Lagoas com seus moinhos de vento são marca registrada da região. Mar cristalino ideal para esportes aquáticos, principalmente mergulho, além de gastronomia reconhecida e vida noturna.

Costa Verde
Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba e Paraty fazem parte desta região. As belezas naturais da Costa Verde são incontáveis. Junção do verde da Mata Atlântica com uma infindável quantidade de ilhas, sendo ponto para esportes aquáticos, pesca submarina e passeios de barco. Turismo histórico, observação de pássaros e vasta fauna e flora compõem o turismo por lá.

Região Metropolitana
Inclui Rio de Janeiro e Niterói. Cidade brasileira mais conhecida no exterior e a mais visitada por turistas estrangeiros e nacionais, o Rio detém beleza natural e patrimônio histórico, artístico e cultural. Do outro lado da Baía de Guanabara, completa este patrimônio Niterói, com suas fortalezas, praias e o famoso Museu de Arte Contemporânea de Niterói, que tem projeto de Oscar Niemeyer.

Serra Verde Imperial
Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis compõem a região. Tem infraestrutura desenvolvida para o turismo, com uma grande variedade de hotéis e pousadas. Farta oferta de atrativos históricos e gastronômicos, bem como paisagens naturais, com cachoeiras, trilhas e Mata Atlântica preservada e exuberante.

Vale do Café
Formado por Barra Mansa, Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Pinheiral, Piraí, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda. Fazendas e casarões coloniais do Ciclo do Café são as principais atrações da região, que também é cercada pela Mata Atlântica, oferecendo opções como passeios ecológicos e de aventura e turismo rural.