Ambiente de Negócios
Rio de Janeiro se destaca como um grande polo de inovação brasileiro
O Rio de Janeiro se destaca como um grande polo de inovação brasileiro, tanto pelas diversas iniciativas de investimento em Pesquisa e Desenvolvimento quanto na formação de mão de obra qualificada.
O Estado possui 7 parques tecnológicos e 233 empresas graduadas. Duas das instituições de excelência são a Fiocruz, o maior centro de biotecnologia da América Latina, e Parque Tecnológico da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, eleito em 2013 pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores como o melhor do Brasil. Ele é composto por instituições de renome internacional, com destaque para o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras, considerado o principal centro de pesquisas do setor na América Latina, tendo sido agraciado pela maior premiação mundial do ramo do petróleo, o Offshore Technology Conference. Outro destaque é o Instituto Vital Brazil, que atende a todo o setor público com a produção de soros e medicamentos e realizar estudos e pesquisas no campo farmacêutico, biológico, econômico e social.
Também somos um polo de empreendedorismo. Somente na capital, existem 419 startups, ocupando a vice-liderança do ranking nacional e constituindo as comunidades “Carioca” e “RioSul Valley”. Estudos realizados pela Accenture mostram que o Rio é o estado mais eficiente do país no critério PIB sobre o número de startups respondentes. O Governo do Estado também promove o programa StartupRio, iniciativa público-privada para fomentar a cultura de empreendedorismo, transformando o Rio em um polo de referência internacional em tecnologia digital.
Além disso, o RJ tem mais de 300 cursos de ensino profissionalizante público, federal e estadual, de entidades de classe e privados, presentes em quase todos os municípios. Sedia 160 instituições de ensino superior e mais de 250 escolas técnicas, formando todos os anos milhares de jovens altamente qualificados para o mercado de trabalho.