Capital da Energia
Rio de Janeiro é o 13º maior produtor de petróleo do mundo
Como estado, o Rio de Janeiro é o 13º maior produtor de petróleo do mundo, além do maior do Brasil, sendo responsável por 73% da produção nacional de óleo. O RJ é uma potência energética, sendo 3º maior produtor nacional de energia elétrica, responsável por 53% da produção de gás natural nacional e o único estado brasileiro com todos os modais.
No litoral fluminense estão os maiores campos do pré-sal, além da maior área da Bacia de Campos, que, juntos, somam mais de 83,5% das reservas provadas, apresentando elevado potencial exploratório. Aqui estão as principais empresas brasileiras e estrangeiras do setor energético.
E existem oportunidades de crescimento. A expectativa é de aumento de 96% na produção total de petróleo para a próxima década e 70% de aumento na produção líquida de gás natural. O RJ será protagonista da transição energética do país para uma matriz mais diversificada, com redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e orientada para a competitividade dos custos de energia. O Governo do Estado está promovendo ações alinhadas com o governo federal para criar o Novo Mercado de Gás, um mercado aberto, dinâmico e competitivo, integrado à matriz energética.