O maior atrativo do Rio de Janeiro é o Rio de Janeiro

O próprio Rio de Janeiro

O maior atrativo do Rio de Janeiro é o Rio de Janeiro

Entre belezas naturais, cultura rica, arquitetura histórica, um polo mundial de esporte, diversas opções de turismo, entretenimento e gastronomia, o Rio se destaca internacionalmente.

A capital é centro indutor de moda, costumes e tendências para todo o Brasil, como bem ilustra a bossa nova, gênero musical cujo sucesso internacional contribuiu para promover o país no exterior. O estado se sobressai pela diversidade de cidades, desde Petrópolis, tradicional centro de cultura, até Búzios, Angra dos Reis e Paraty – locais de belezas naturais. Só de costa, são 635 quilômetros de paisagens paradisíacas, além das montanhas, parques, lagoas, rios, cachoeiras e áreas verdes.

O Rio também é referência na realização de grandes eventos de expressão mundial, como o Carnaval, o Reveillón, Rock in Rio, shows de artistas internacionais, a Festa Literária Internacional de Paraty e festivais de cinema, além de eventos esportivos como os Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. O esporte é protagonista no RJ, com cenários propícios ao surf, ciclismo, trekking, vela aquática, canoagem, alpinismo, mergulho e diversos outros.

A presença de diversas atrações de importância histórica em meio a belezas naturais rendeu à capital do Rio o título, pela Unesco, de patrimônio cultural mundial na categoria paisagem urbana e capital mundial da arquitetura em 2020. Além do Cristo Redentor, a arquitetura foi enriquecida com as criações do Museu de Arte de Contemporânea, obras de paisagismo como o Parque do Flamengo e revitalização da zona portuária – onde estão localizados os Museus do Amanhã e de Artes do Rio. Outras instituições culturais relevantes para todo o Brasil também estão aqui, como a Biblioteca Nacional, o Museu de Arte Moderna, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Museu Nacional de Belas Artes, o Real Gabinete Português de Leitura, o Palácio do Catete, a Cidade das Artes, a Catedral de São Pedro Alcântara, a Casa de Santos Dumont e o Palácio de Cristal. Só a capital conta com 68 espaços culturais e 53 museus.

Todo o Estado é repleto de atrações, como na Região Serrana e Vale do Café, com fazendas coloniais da época do ciclo cafeeiro, e cidades das costas Azul e Verde, com dezenas de praias e ilhas, além de às centenas de casarões e igrejas coloniais. Na Serra se encontram as cidades de clima temperado, gastronomia sofisticada e florestas preservadas, como Teresópolis, Petrópolis, Visconde de Mauá, Nova Friburgo e Itatiaia.