Economia Forte
Rio de Janeiro destaca-se por seu expressivo desempenho no setor de óleo e gás
Com uma economia diversificada, o Estado do Rio de Janeiro destaca-se por seu expressivo desempenho no setor de óleo e gás, estratégico para a segurança energética do país. Os setores automotivo, metalomecânico e de biotecnologia, economia criativa e serviços também se destacam na produção do RJ.
Em 2019, a produção industrial do estado cresceu 2,3%, segundo o IBGE. O setor de comércio e serviços gerou quase 15 mil empregos, o de construção civil empregou mais 3.400 pessoas e a indústria criou mais de 1.500 vagas. No quarto trimestre de 2019, a taxa de desemprego atingiu o melhor resultado dos últimos 3 anos: 13,7%.
No indicador IBC-Br, prévia do PIB divulgada pelo Banco Central, o RJ avançou pela primeira vez depois de 4 anos negativos, fechando 2019 com crescimento de 1,34%. O desempenho do estado, puxado pela retomada da indústria de óleo e gás, ficou acima do nacional (0,9%).
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio no Rio de Janeiro também cresceu. Na pesquisa elaborada pela Fecomércio, o estado teve um resultado de 125 pontos em fevereiro de 2020, representando um crescimento de 0,9% e o melhor desempenho para o mês desde 2014.