Estado do Rio de Janeiro é comprometido em apoiar investidores

Apoio ao Investidor

Estado do Rio de Janeiro é comprometido em apoiar investidores

O Estado do Rio de Janeiro é comprometido em apoiar investidores, desenvolvendo negócios e a economia local. A Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro é a porta de entrada dos investidores nacionais e internacionais. Seu papel é oferecer soluções integradas tanto para os empreendedores como para os municípios, dando suporte na obtenção de licenciamento ambiental e incentivos tributários e financeiros, articulando com concessionárias de serviços públicos e fazendo interlocução com órgãos municipais, estaduais e federais para questões de infraestrutura.

Investidores no Rio de Janeiro também contam com associações empresariais (Firjan, Fecomércio, ACRJ, Facerj e IBP), câmaras de comércio com diversos países e múltiplas opções de linhas de crédito, não só através de instituições federais, mas também com a Agência Estadual de Fomento (AgeRio). A agência investe em projetos de todos os portes, da micro à grande empresa, através de recursos próprios, repasses de linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Caixa Econômica Federal (FGTS) e da Financiadora de Estudos e Projetos – Finep (Inovacred).

Através da desburocratização, em 2019 o RJ conseguiu reduzir o tempo médio de abertura de empresas de 4 dias para apenas 41 minutos, sendo possível começar um novo negócio em menos de uma hora. Outro avanço é a agilização do processo de licenciamento ambiental para implantação de empreendimentos.