Rio Macaé - Nova Friburgo
Divulgação

Ecoturismo

Rio de Janeiro é um paraíso natural

Para aventuras ecológicas e turismo sustentável, o Rio de Janeiro é um paraíso natural. Mar, montanha, areia, pedra, Mata Atlântica, lagoas, cachoeiras, árvores imensas, temperaturas deliciosas, pássaros, mamíferos, flores, tudo o que os amantes da ecologia sempre sonharam encontrar em um só lugar.

É um território estadual pequeno − são apenas 43.696 quilômetros quadrados − onde a natureza reuniu caprichosamente um conjunto de riquezas que faz qualquer visitante se apaixonar. Além de abrigar a maior floresta urbana do mundo, a Floresta da Tijuca, na capital, o RJ tem cerca de 462.541,52 mil hectares em unidades de conservação de proteção integral e de uso sustentável. 

O Rio está totalmente inserido na Mata Atlântica, com ecossistemas como restingas, manguezais, campos de altitude e um grande conjunto de formações florestais que proporcionam um dos biomas mais ricos do planeta. Mesmo com os avanços da urbanização e da produção agropecuária, o Ministério do Meio Ambiente aponta que existem cerca de 20 mil espécies vegetais no bioma do RJ.

Conviver com as mais diversas manifestações da natureza talvez seja um dos melhores prazeres e alegrias que se pode ter numa viagem e por isso o ecoturismo é um dos principais motivos para visitar o Rio de Janeiro.