Corcovado - Cristo Redentor
Divulgação

Cultura

RJ permanece em destaque mundial na área de entretenimento

As raízes da atividade cultural do Rio de Janeiro remontam à época da chegada da família real portuguesa, que estimulou o desenvolvimento das artes, criando o Museu Nacional, a Biblioteca Real, a Escola Real de Artes e o Observatório Astronômico. Na capital também se desenvolveram movimentos religiosos e culturais com os escravos que aqui desembarcaram e foi criada a bossa nova, gênero musical cujo sucesso internacional contribuiu para promover o país no exterior.

O RJ permanece em destaque mundial na área de entretenimento, com 68 espaços culturais e 53 museus só na capital – como o Theatro Municipal, a Biblioteca Nacional, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Palácio do Catete, a Cidade das Artes e os museus Arte Moderna, do Amanhã e de Artes do Rio. A cidade também é referência na realização de grandes eventos de repercussão internacional, como o Carnaval, Rock in Rio, a Bienal do Livro, a ArtRio, o Anima Mundi e múltiplos festivais de cinema. Além disso, a presença de diversas atrações de importância histórica em meio a belezas naturais rendeu à capital do Rio os títulos da Unesco de patrimônio cultural mundial na categoria paisagem urbana e capital mundial da arquitetura em 2020. 

Mas não é só na cidade do Rio que se encontram os pontos culturais do RJ. Alguns dos principais atrativos do estado são o Museu de Arte Contemporânea, em Niterói; a Catedral de São Pedro Alcântara, a Casa de Santos Dumont e o Palácio de Cristal, em Petrópolis; o Quilombo São José da Serra, formado por povos afrodescendentes em Valença, com grupos de Jongo e tradições católicas e umbandistas; e a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP).

Por falar em FLIP, os festivais agitam o fluxo das cidades do RJ, com atrações únicas e curadorias especiais. Festivais como Mimo, Bourbon, Mostra Maré de Música e Festival Queremos já entraram para a rota dos melhores do país. Agora, se você estiver atrás de um evento que misture tudo isso e mais literatura, cultura e propósito social o WOW – Festival Mulheres do Mundo e a Flup – Festa Literária Internacional das Periferias são, com certeza, eventos que devem entrar no seu radar.