Foto Ascom SeturRJ 003

Experiência Rio de Janeiro encerra edição 2025 na capital com recorde de participação e integração do trade

Postado às 15:23, do dia 17/11/2025

A edição final do Experiência Rio de Janeiro 2025 reuniu na capital fluminense agentes de viagens, operadores, atrativos turísticos, hotéis, receptivos e representantes de municípios das 12 regiões turísticas do estado. Considerado um dos maiores e mais estruturados projetos de promoção turística do Rio, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e pela TurisRio, o evento encerrou o ano reforçando o papel estratégico do turismo para a economia fluminense, fortalecendo a integração do tradtradempliando a visibilidade dos destinos regionais.

Durante a programação, o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, e o presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida, comandaram um talkshow especial, apresentando dados atualizados, projeções para 2026 e novas oportunidades para ampliar o fluxo turístico interno e nacional.

Segundo Tutuca, o Experiência Rio de Janeiro expressa o potencial competitivo do estado quando há integração entre governo, trade e municípios:

– O Experiência Rio de Janeiro mostra a força do nosso estado quando trabalhamos de forma unida. Cada etapa fortaleceu nossos destinos e aproximou ainda mais os profissionais do turismo das oportunidades que o Rio oferece. Encerrar o ano na capital, com tanta representatividade, reforça que estamos no caminho certo – disse Tutuca.

Roadshow em 14 cidades

Ao longo de 2025, o Experiência Rio de Janeiro percorreu 14 cidades, conectando o trade local a profissionais do turismo e promovendo capacitações qualificadas. Cada etapa recebeu, em média, 150 agentes de viagens, totalizando aproximadamente 2.100 profissionais capacitados ao longo do ano.

O projeto também ampliou a vitrine para 76 expositores, entre eles 17 municípios, 33 meios de hospedagem e diversos atrativos, receptivos e operadores, reforçando a diversidade de produtos turísticos que o estado oferece.

Cidades por onde o projeto passou em 2025

– Belo Horizonte
– Goiânia
– ⁠Brasília
– ⁠Porto Alegre
– ⁠Curitiba
– ⁠Campo Grande
– ⁠Cuiabá
– ⁠Recife
– ⁠Ribeirão Preto
– ⁠Campinas
– ⁠São José dos Campos
– ⁠São Paulo
– ⁠Uberlândia
– ⁠Rio de Janeiro