O Vale do Café, roteiro obrigatório para quem quer conhecer melhor o nosso passado, é composto por 15 municípios. Barra do Piraí, Barra Mansa, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paty do Alferes, Pinheiral, Piraí, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda.
A região tem a sua história ligada ao Ciclo do Café, que dominava a economia nacional no século XIX. Foi em função da produção deste produto e a necessidade de seu escoamento que se abriram estradas, construíram portos e se desenvolveram cidades.
Os turistas fazem uma viagem pela história do estado do Rio de Janeiro, com sua suntuosa arquitetura rural. São diversos casarões, fazendas e senzalas. É possível aproveitar, ainda, a gastronomia baseada em pratos tipicamente caseiros produzidos com os alimentos cultivados nas próprias fazendas. Uma das principais heranças da região segue preservada: os cafés coloniais. Servidos nas grandes fazendas, em ricas mesas cuidadosamente ornamentadas, incluem abundante oferta de pães, bolos, doces, biscoitos, frutas, laticínios e derivados.
Conservatória, distrito de Valença, é a ‘Capital da Seresta’ do Estado, por conduzir músicos e turistas por suas ruas ao som de canções e modinhas. Vale a pena uma visita ao Museu da Seresta, que possui o maior acervo desse estilo musical do país e o Museu da Música inaugurado em 2000, para perpetuar a Música Popular Brasileira.