Vista Parcial da Represa de Ribeirão das Lajes
Divulgação

Rio Claro

Com o mundo cada vez mais acelerado, cresce a procura por lugares em que seja possível aumentar o contato com a natureza, desfrutar de belas paisagens e conhecer um pouco mais sobre história. Essa é a combinação que existe no município de Rio Claro. Com trilhas e muitas cachoeiras, o local proporciona aos visitantes percorrer trilhas pela Mata Atlântica, realizar passeios de moto, jeep ou a cavalo, praticar mountain bike e observar aves no Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, o primeiro sítio arqueológico urbano do Brasil.

Os casarões antigos e as igrejas com arquitetura típica do século passado resguardam o lado pitoresco da Cidade. A Fazenda de São Joaquim da Grama, que foi sede administrativa do império da família Breves, conhecido como o “Rei do Café”, possui em seus arredores a Capela de São Joaquim da Grama, declarada patrimônio cultural do Estado pelo Instituto Natural do Patrimônio Cultural (Inepac).

O distrito de Lídice tem a sua história atrelada à Segunda Guerra Mundial. O local recebeu esse nome em homenagem à vila Tcheca que foi devastada, equivocadamente, a mando de Hitler, que acreditava que os moradores eram os responsáveis pelo assassinato de um de seus colaboradores.Os países aliados, Estados Unidos, México, Uruguai, Cuba e Brasil decidiram homenagear, cada um em seu território, designando uma localidade para receber o nome da vila tcheca. Na Lídice brasileira, em junho, acontece a Festa da Paz.

A cultura tropeira característica de Rio Claro, sua diversidade natural, a culinária e os costumes da vida no campo, propiciarão uma viagem inesquecível para os visitantes.

Perguntas

ONDE FICAR
Pousada Müller
César Vale, 271 – R. Pref. Mozart C. Valle – Centro, Rio Claro – RJ
Telefones: (24) 3332-1173 / 98152-7864
Site: www.hotelmuller.com.br

Pousada Vista da Pedra
Rod. Saturnino Braga, 801, Rio Claro – RJ
Telefones: (24) 99292-7994

O QUE FAZER
Igreja Nossa Senhora da Piedade
Localização: Praça Fagundes Varela, nº 140, no Centro de Rio Claro
Saiba mais: A Igreja Nossa Senhora da Piedade foi construída no fim do século XVIII e início do século XIX por escravos. Atualmente, abriga a imagem da padroeira do município, que leva o mesmo nome do templo. A construção chama bastante a atenção dos religiosos por conta de sua arquitetura típica do século passado.

Casa da Cultura Manoel Gonçalves de Souza Portugal
Localização: Praça Fagundes Varela, nº 14, no Centro de Rio Claro
Telefone: (24) 3332-1717 ramal 442
Funcionamento: segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Entrada Gratuita
História: Construída no final do século XVIII com o objetivo de abrigar a sede da prefeitura, o local só se tornou Casa da Cultura no ano de 1990.
Curiosidades:
– A casa conserva alguns objetos que vieram da antiga cidade de São João Marcos, como um relógio clássico, cartas assinadas por Dom Pedro I e quadros com os retratos de Dom Pedro I e de seu filho, Dom Pedro II;
– No recinto ocorrem diversas atividades como exposições, sobretudo de artistas locais, oficinas, palestras, rodas de conversa, saraus e apresentações musicais.

Fazenda da Grama
Como chegar: Pela RJ-155, entrar no trevo de Passa Três e em seguida entrar da RJ-139. Pela BR 116 (Via Dutra), seguir sentido Passa Três (na altura de Piraí), entrar na RJ-139.
História: A Fazenda de São Joaquim da Grama, localizada em Passa Três, pertencia a Joaquim José de Souza Breves, mais conhecido como o “Rei do Café”. A propriedade possuía estilo colonial, com estatuetas, azulejos, trabalhos em talha, porcelanas, pomar e jardim. Construída durante o século XIX, após o Comendador Breves ter acumulado imensa fortuna, suas fazendas chegaram a ter cerca de 6 mil escravos. O título de comendador foi conquistado como uma forma de recompensa pela fidelidade dedicada ao Imperador Dom Pedro I, após Joaquim Breves ter se tornado membro da Guarda Nacional, durante o Primeiro Reinado.
Curiosidades:
– Após a sua morte, o “Rei do Café” foi enterrado na igreja em que ele mesmo mandou construir. Constava em seu testamento a exigência de que o seu velório fosse o mais simples possível. Em 1989, a capela foi declarada Patrimônio Cultural do Estado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC).
– As terras do Comendador eram tão extensas que, dizia-se na época, ser possível ir “do oceano até Minas Gerais” sem sair de suas propriedades.
*Informações retiradas do livro “História de Rio Claro” – Dilma Andrade de Paula

Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos
Localização: RJ-149 (estrada Rio Claro – Mangaratiba), km 20
Funcionamento: quarta a sexta-feira, das 10h às 16h, e sábados e domingos, das 9h às 17h. Entrada Gratuita
Saiba mais: O espaço conta com um calendário cultural e de promoção de cidadania com eventos temáticos, sempre gratuitos, realizados mensalmente. Além disso, os visitantes podem percorrer toda a trilha do Caminho Imperial, aprender um pouco mais sobre hidrelétricas e energia renovável, conhecer o Espaço de Leitura Fagundes Varela e o Centro de Memória, que apresenta a história da cidade, com destaque para a possibilidade de rever fatos históricos através do recurso de realidade aumentada.

Lídice
Localização: Às margens RJ-155
História: Antes de se chamar Lídice, o local era conhecido como Santo Antônio do Capivary, por estar próximo ao rio de mesmo nome. A história do nome atual remete
a um trágico acontecimento da História Mundial, a eliminação da vila tcheca de Lídice, a mando de Hitler, durante a Segunda Guerra, devido a um equívoco: a população fora acusada de ter assassinado um aliado de Hitler, mas sequer tiveram participação no crime. Homens foram fuzilados e mulheres enviadas a campos de concentração. A vila foi queimada e seu nome riscado do mapa. Como reação, os países aliados, Estados Unidos, México, Uruguai, Cuba e Brasil decidiram nomear cidades em seu território como forma de homenagear a população e impedir que o massacre caísse no esquecimento. Símbolo da luta contra o Nazismo, a Lídice brasileira surge em 10/06/1944. Nesse mesmo dia, também foi inaugurada a estátua da Fênix, que representa renascer das próprias cinzas.

Cachoeira Sebastião Marinho
Como chegar: A cachoeira está localizada a 5km do centro do distrito de Lídice. Para chegar, vá pela Rua Oscar Gomes Ramagem e nas duas bifurcações do caminho, entre à esquerda.
Saiba mais: Por ter fácil acesso, uma significativa área com gramado e dois bares nas proximidades, a cachoeira Sebastião Marinho é ideal para realizar um passeio em família com tranquilidade, sendo uma opção para aproveitar a natureza e se refrescar nos dias quentes. Também é possível estacionar perto do local.

Pedra do Bispo
Como chegar: O início da trilha para a Pedra do Bispo está localizado no Morro do Estado, em uma estrada de chão.
Saiba mais: A Pedra do Bispo é uma formação rochosa com 1.650 metros de altitude, localizada na Serra da Carioca. A trilha, considerada de média dificuldade, pode ser percorrida em aproximadamente 3 horas. Os visitantes podem desfrutar de uma prazerosa caminhada em meio a Mata Atlântica. Ao chegar no topo, a subida é recompensada por uma bela vista de toda a região, sendo possível, inclusive, ver a cidade de Angra dos Reis. No pico da Pedra do Bispo também há uma cruz de concreto, construída por moradores de Rio Claro, há cerca de 25 anos. Segundo a lenda, a pedra teria recebido esse nome após um bispo ter realizado uma missa no local.