Igreja Matriz do Senhor
Divulgação

Águas do Noroeste

Composta por 13 municípios é o destino ideal para os amantes da natureza e para aqueles que buscam fugir da agitação dos grandes centros urbanos.

O turismo religioso se destaca na cidade de Natividade onde está situado o Sítio dos Milagres, conhecido como o local onde ocorreram aparições de Nossa Senhora.

O lugar é uma réplica do Santuário em Éfeso, na Turquia. Continuando o roteiro religioso da região são recomendadas visitas à Igreja Matriz Senhor Bom Jesus do Itabapoana; à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Italva; à Igreja Matriz de Santo Antônio, em Miracema; à igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua; à Igreja Matriz São José do Avahy e à gruta em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes, ambos em Itaperuna.

Esta região é uma boa opção para os praticantes de esportes radicais, assim como para os amantes do turismo rural. Vale a pena visitar a Serra da Bolívia, em Aperibé; as cachoeiras do Inferno, Fumaça e Cachoeirão, em Bom Jesus do Itabapoana; a Cachoeira da Fazenda de São Francisco e a Gruta de Furnas, em Cambuci, onde podem ser vistas estalactites e estalagmites; as Cachoeiras Alegre e dos Namorados, em Itaocara; o Rio Muriaé, em Laje do Muriaé; o
mirante Pontão do Sinal e a Cachoeira do Conde, em Miracema; a Pedra Elefantina, em Porciúncula; o Rio Pomba, em Santo Antônio de Pádua, que permite a prática de esportes radicais, como a canoagem e o rafting; o Parque das Águas Almir Freire, em São José de Ubá; e o Morro do Calvário, a Mina dos Tropeiros, a Caverna do Pirozzi e a Gruta de São Sebastião, em Varre-Sai.

Entre os atrativos culturais, quem estiver nas cidades das Águas do Noroeste, deve conhecer a estação de trem da Estrada de Ferro da Leopoldina, em Aperibé; a Estação Ferroviária de Cambuci; a Fazenda Boa Vista, em Italva; a Praça da Matemática e o Centro de Arte e Cultura, em Itaocara; o Cristo Redentor de Itaperuna, no Morro do Castelo, com 20 metros de altura; as fazendas da Cachoeira, a da Serra Nova e a da União, em Miracema; as fazendas históricas de Natividade, como, por exemplo, Mutuca, Taboca e São José; e a Casa do Artesão, em Porciúncula. As Festas Folclóricas de Santo Antônio de Pádua, como Folia de Reis, Caxambu e Pastorinhas e as manifestações culturais de Laje do Muriaé, como o Mineiro-Pau, Boi Pintadinho, Folia de Reis e Cavalhada, também são destaques da região.

No segmento gastronômico, Italva se destaca como a “Cidade do Quibe” devido à forte presença de árabes na região. Assado, frito ou até mesmo cru, ele é muito comum em bares, restaurantes, lanchonetes, churrascarias e até nas festividades do município. Em Itaocara, o turista pode degustar cachaças artesanais e moquecas de peixes de água doce. Já em Varre-Sai, o ponto forte são os pratos com base na culinária italiana, ao lado de vinhos e licores artesanais.