Natividade
Natividade é muito conhecida pelo turismo histórico e religioso. É na cidade que está situado o Sítio dos Milagres, o ponto turístico mais famoso da região. Conhecido como o local onde ocorreram aparições de Nossa Senhora para o médico Fausto de Faria, nos anos de 1967 e 1968, o lugar é uma réplica do Santuário em Éfeso, na Turquia. No município, os visitantes também podem conhecer o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Natividade, datado de 1845.
As fazendas históricas são grandes atrativos da região. Dentro delas é possível praticar esportes, conhecer cachoeiras e apreciar a culinária local. Entre as mais antigas e conhecidas estão a Mutuca, a Taboca e a São José.
Três Perguntas
O que fazer
A cidade tem como principais atrativos o turismo Religioso e Rural.
Turismo Religioso:
SANTUÁRIO DIOCESANO NOSSA SENHORA DA NATIVIDADE: Localizada no coração da cidade, a Igreja Católica Central foi elevada à categoria de Santuário Diocesano em 2003 e é um lugar de oração muito visitado. A porta principal, talhada em madeira maciça de cedro-magno, foi doada por um cidadão denominado Laurício, que a talhou e instalou no local. E Nossa Senhora da Natividade é a santa padroeira da cidade
SÍTIO DOS MILAGRES: Localizado na estrada que liga Natividade ao distrito de Ourânia, a 6 km do centro da cidade (percurso de estrada asfaltada). É um dos principais pontos turísticos da região. Conhecido como o local no qual ocorreram as aparições de Nossa Senhora, entre os anos de 1967 e 1968, o lugar possui uma réplica exata e única no mundo da casa onde Maria viveu e conserva a pedra deixada pela Virgem em uma de suas aparições.
Turismo Rural:
FAZENDA SÃO JOSÉ: Localizada a 6 km do centro da cidade, o percurso é ornamentado com pequenos sítios. A Fazenda São José foi uma das primeiras edificações da região, construída por volta de 1820, pelo bandeirante José de Lannes Dantas Brandão, seu proprietário então. A Fazenda está implantada na raiz de um conjunto de pequenas elevações irregulares e a Estada da Barra, que dá acesso à região. A casa é um estilo colonial feita em alvenaria de pedra com beiral e janelas em guilhotina. A bela escada, entalhada em madeira de lei que leva ao piso superior, está sendo restaurada, mas poderá ser apreciada pelo visitante.
FAZENDA TABOCA: Estrada Natividade-Purilândia, km 6. Fazenda Histórica, construída por volta de 1850, oferece atividades como caminhadas, visitação às instalações da fazenda, pesque e pague, banho nas corredeiras, currais, moinho de pedra e máquina de arroz.
FAZENDA MUTUCA: Localiza-se na estrada Natividade-Varre-Sai, no km 5. Possui cachoeiras, churrasqueiras, bar e restaurante, área para acampar, plantação de goiabas e venda de produtos próprios. Em breve também estará oferecendo o serviço de pousada.
FAZENDA MONTE ALEGRE: Encontram-se, hoje, ocupando uma área que foi subdividida entre os municípios de Natividade (casa-sede) e Itaperuna (terras), distrito de Raposo. O acesso à região é realizado pela RJ-214, que passa pelo povoado de Cruzeiro do Marambaia (também conhecido como Cruzeiro de Cima), de onde parte uma estrada vicinal localizada do lado esquerdo no sentido Raposo-Natividade.
Datas festivas
CARNAVAL – Desfile de blocos, boi pintadinho e bonecas da alegria, Baile Matinê.
SEMANA SANTA – Encenação da Paixão e Morte de Cristo com mais de 100 atores, Teatro em Praça pública.
FESTIVAL GASTRONÔMICO SABORES DE NATIVIDADE – Primeira Semana do Mês de Maio, com o melhor da Culinária Norte Fluminense, evento em Praça Pública.
DISTRITO DE OURÂNIA – Festa de Santa Rita de Cássia no dia 22 de maio.
CORPUS CHRISTI – Procissão com tapetes nas ruas.
EXFANA – Exposição e Feira Agropecuária de Natividade – Emancipação Política e Administrativa – 20 de junho.
FESTA DAS APARIÇÕES – Dia comemorativo da aparição de Nossa Senhora de Natividade – 12 de julho.
DIA DO EVANGÉLICO – Sempre no primeiro sábado de agosto, aberto ao publico com ministrações e show gospel.
TRADICIONAL FESTA DE SETEMBRO
6 de setembro – Hora de Arte, espetáculo teatral que homenageia a cultura local;
7 de setembro – Dia da Pátria com tradicional desfile escola;
8 de setembro – Dia da Padroeira de Nossa Senhora da Natividade.
FESTA DE QUERENDO – Festa do Padroeiro São Bom Jesus do Querendo – 14 de setembro.
REVEILLON: Comemoração de fim de ano –31 de Dezembro.
Onde ficar
Pousada Sabor da terra – (22) 3841-1574
Onde comer
Restaurante Sabor da Terra
De segunda a sexta das 10h às 15h – (22) 3841-1510
Restaurante da Marlene
De terça a sábado das 11h às 15h / 18h à meia noite
Domingo das 11h às 15h – Tel: 3841-3138
Restaurante Bonapeti
Terça a domingo das 18h às 22h – (22) 99728-7885