Italva
Italva é conhecida como “Cidade do Quibe” devido à forte presença de árabes na região. Assado, frito ou até mesmo cru, ele é comum em restaurantes, lanchonetes e nas festividades do município. Para quem procura o turismo histórico-cultural, Italva oferece o Casarão da Fazenda Boa Vista, construído em 1850, e com boa parte da arquitetura original do prédio conservada.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Cidade, é referência pela sua arquitetura eclética. No entorno da Igreja acontecem, anualmente, as festividades em homenagem a Nossa Senhora da Conceição.Além disso, o município ainda possui uma cachoeira, no bairro Caboclo, com águas cristalinas e amplo espaço verde. Lá os visitantes acampam, fazem trilhas e caminhadas.
Três Perguntas
O que fazer
Prainha
O local, apesar de ser área particular, é muito frequentado pelos italvenses que se deliciam em suas cachoeiras e remansos de areia. Em épocas de estiagem, pode-se atravessar entre as ilhas que circundam as cachoeiras e visitar ruínas de abrigos dos antigos pescadores que dormiam no local na espera dos peixes que caíam nos parís. Distante cerca de 6 km da cidade. Endereço: bairro Cachoeiro do Caboclo
Paredão
Os mais antigos informam que o “paredão” é obra humana, tendo sido construído na década de 30 para servir como armadilha na captura de peixes. Um verdadeiro muro submerso atravessa de uma margem a outra e na parte de baixo pode-se banhar com tranquilidade em águas rasas sob grande camada de areia. O local é muito frequentado também por pescadores amadores que ali se divertem em meio a um cenário bucólico praticamente no centro da cidade, de onde fica distante apenas 2 km. Endereço: bairro Boa Vista.
Onde ficar
Paraíso Hotel
R. José Luís Marinho, 78 – Altos Centro, Italva – RJ, 28250-000
Telefone: (22) 2783-1701
Onde comer
Restaurante Melhor Sabor
Avenida José Luiz Marinho, 84, Centro