Laje de Muriaé
Divulgação

Laje do Muriaé

Laje do Muriaé tem o toque típico de interior. O município preserva e valoriza as manifestações históricas e folclóricas, como a Folia de Reis, promovendo anualmente o Tradicional Encontro de Folias. Para quem admira o turismo histórico, a Cidade conserva igrejas datadas de 1900, como a Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso e Nossa Senhora da Piedade.

O município oferece ainda atrativos naturais, como a Cachoeira do Paranhos, que apresenta águas com temperatura amena, possui área de lazer e fica a apenas 2 km do centro da Cidade.Vale também a visita ao “Morro do Zé do Arrastado”, que possui um pelourinho de pedra e ferro, situado junto a uma cruz, que retrata o período da escravidão na região. O local é muito procurado para oração e peregrinação.

Quem desejar conhecer mais sobre a Cidade deve visitar a Casa da Cultura,que tem suas paredes internas revestidas com fotos antigas que retratam a história do município desde a sua descoberta até os dias de hoje. Laje do Muriaé também proporciona aos seus cidadãos e turistas, eventos culturais e festivos com ampla programação de shows musicais com artistas renomados.

A Cidade é conhecida, ainda, pelo seu Carnaval de Rua, a Festa do Peão e também o Festival do Arroz. Conta, ainda, com atividades voltadas para o artesanato local e o turismo rural.

Três Perguntas

O que fazer
CACHOEIRA DO PARANHOS
A cachoeira muito visitada pelos lajenses possui área de lazer e fica apenas 2km do centro da cidade.

OBELISCO
Logo na entrada da cidade é possível se deparar com o Obelisco. O monumento, inaugurado em 1961, foi erguido em homenagem aos médicos visitantes, quando da comemoração do Cinquentenário de formado do médico lajense, Dr. Manoel Ligiéro, figura de destaque no município.

MORRO DO “ZÉ DO ARRASTADO”
Possui um pelourinho de pedra e ferro, situado junto a uma cruz, que retrata a escravidão da região. Conta a história, que um escravo chamado José, tentou fugir do Quilombo e foi encontrado pelo Capitão do Mato que o amarrou em um cavalo e o arrastou até a morte. O local é muito procurado para oração e peregrinação.

CASA DA CULTURA
O espaço conta com imagens expostas que contam a história da cidade. Nela há também um salão onde acontecem exposições de artesanato, apresentações escolares, entre outros. As paredes internas da Casa são revestidas com fotos antigas que retratam a história do município desde a sua descoberta até os dias de hoje.

FESTIVAL DO ARROZ
O tradicional Festival acontece no mês de julho. Conta com uma programação com shows e tendas em que são oferecidos vários pratos feitos com arroz, celebrando o fato da Cidade ter sido a maior produtora de arroz do Estado.

CARNAVAL DE RUA
Conhecida pelos animados blocos carnavalescos tradicionais, bem como o desfile dos “Bois Pintadinhos”, agremiações carnavalescas e matinês. Em sua programação, traz também animados shows de música na praça principal.

FESTA DO PEÃO
A festa que acontece no mês de setembro, comemora o aniversário de Emancipação Político-Administrativa da Cidade. Possui várias atrações renomadas e também apresentações de artistas locais, além do rodeio.

Onde ficar
Pousada Emannuel
RJ 116 KM 04 – Saída de Laje para Itaperuna
(22) 3829-2131

Onde comer
Restaurante Casarão – (22) 3829-1008
Restaurante Casa do sabor – (22) 3829-1245