Os atrativos naturais são os principais destaques desta região. Cachoeiras, piscinas naturais, caminhadas, cavalgadas e diversas trilhas agradam os visitantes. Algumas cidades se destacam, também, por seus pontos históricos, como fazendas e casarões do século XIX. Esportes radicais como mountain bike, motocross e parapente completam o roteiro dos mais aventureiros. Onze cidades integram os Caminhos da Serra.
Quem busca por passeios culturais pode conhecer o Galpão Cultural e o Museu Fazenda Luiz Correa da Rocha Sobrinho, em Bom Jardim; a Casa de Euclides da Cunha e a Praça João XXIII, em Cantagalo, onde estão o busto do escritor Euclides da Cunha, o coreto e o lago em seu entorno, ambos tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac); o Museu Histórico do Centro Cultural, em Carmo; a Casa de Cultura Professor Adelino de Campos Tavares e o Espaço Cultural Antônio Carlos Figueiredo, em Conceição de Macabu; as fazendas históricas do Ciclo do Café, em Macuco; e o Museu Dercy Gonçalves, em Santa Maria Madalena.
Para os interessados em turismo religioso a região é uma ótima opção. Entre os passeios nesse segmento estão a Paróquia São José, em Bom Jardim; a Igreja do Santíssimo Sacramento, em Cantagalo; a Matriz de Nossa Senhora do Carmo e a Igreja Nosso Senhor dos Passos, em Carmo; a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Cordeiro; a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Duas Barras; a Igreja Matriz, em Santa Maria Madalena; a Igreja de São Sebastião do Alto, em São Sebastião do Alto; a Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Paquequer, em Sumidouro; e a Capela Nosso Senhor dos Passos, em Trajano de Moraes. São tradicionais, ainda, a festa de Folia de Reis e a comemoração de São João, considerada patrimônio turístico e cultural, em Macuco, e o Museu Sociorreligioso Dom Clemente José Carlos Isnard, em Conceição de Macabu, que preserva importantes acervos histórico-religiosos.
As atividades ao ar livre também são uma opção. A Pedra do Campanati, em Cordeiro, é indicada para a prática de atividades como rapel e parapente. As fazendas de Bom Sucesso, da Torre e de Santa Clara, em Cordeiro, são recomendadas para passear. A Cachoeira Alta, com 3 lances de queda d’água e o Mirante Vale Encantado, onde está localizada a estátua de Martinho da Vila, compositor e escritor bibarrense, em Duas Barras, são atrativos imperdíveis. Santa Maria Madalena oferece o Parque do Desengano e o Morro da Torre; Bom Jardim, as rampas da Pedra da Simpatia, de BNH e da Mãe de Luva e, Carmo, encanta com os rios Quilombo e Paquequer e a Cachoeira da Prata. Em Macuco, é recomendada uma ida à Gruta da Pedra Santa, que possui estalactites centenárias e, em Sumidouro, à Cascata de Conde D’Eu. Em Trajano de Moraes, há a Serra das Almas e a Represa da Barragem; em São Sebastião do Alto, a Pedra de Santa Irene e o Horto Florestal; e, em Conceição de Macabu, a Praça José Bonifácio Tassara.