Os quatro municípios das Agulhas Negras, aliam vegetação exuberante, cachoeiras e recantos paradisíacos, além de um imponente conjunto de formações rochosas. As cidades que estão nesse território são muito procuradas por montanhistas e adeptos do turismo ecológico. Destaque natural da região, o Pico das Agulhas Negras, localizado no Parque Nacional do Itatiaia, é o ponto culminante do estado do Rio de Janeiro, com 2.791 metros de altitude. Para os amantes de uma boa gastronomia também há surpresas, especialmente durante os concursos gastronômicos, com pratos à base de trutas e pinhão e no festival de fondues.
Ecoturismo é um dos pontos fortes da região. Trilhas, escaladas, mergulhos em inúmeras cachoeiras e observação de pássaros são algumas das opções. Já os que preferem atividades mais radicais, podem praticar arvorismo, rapel, trekking, mountain bike, rafting, cavalgada e tirolesa.
Penedo, um pequeno bairro de Itatiaia, colonizado por finlandeses, é uma visita obrigatória. O local abriga hotéis e pousadas para atender os mais exigentes tipos de turistas que visitam a região. Além disso, oferece diversos restaurantes e farto comércio de lojinhas distribuídas no Centro Comercial e nos pequenos e grandes shoppings. Outro atrativo de Penedo é a Casa do Papai Noel, famosa por sua grandiosa e luxuosa decoração de Natal que encanta crianças e adultos.
Se os finlandeses colonizaram Penedo, esta tarefa coube aos alemães, em Visconde de Mauá. Este distrito de Resende ganhou projeção nas décadas de 60 e 70 com o movimento Hippie. O simpático lugarejo ficou famoso, atraindo turistas em função de suas inúmeras cachoeiras e de uma natureza exuberante. Tem ampla estrutura hoteleira, restaurantes e comércio.