A região, que conta com cinco municípios, tem na grande quantidade de áreas verdes seu ponto forte. São inúmeras reservas naturais que permitem uma estadia tranquila, adequada para descanso e relaxamento. Mas, há atrativos também para os apreciadores de esportes radicais. Caminhadas por trilhas, escalada, cavalgada e balonismo, estão entre as atividades disponíveis para os aventureiros. Entre os destaques da culinária local, o visitante não deve deixar de provar o palmito de pupunha, em Silva Jardim.
Entre as visitas obrigatórias, para os que gostam de atrativos religiosos, estão a Igreja Matriz de São João Batista e a imagem do Cristo Crucificado em Porto das Caixas, em Itaboraí; a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Rio Bonito; a Capela Sant’Ana, em São Gonçalo; e a Igreja Nossa Senhora do Amparo, em Tanguá. Além disso, vale a pena acompanhar algumas festas religiosas que acontecem na região. Destaque para a Folia de Reis, que é realizada, anualmente, em São Gonçalo.
Já os apreciadores de turismo histórico não devem deixar de conhecer o Palacete Visconde de Itaboraí, em Itaboraí, de 1840, que servia de hospedagem para a Família Imperial. É lá que estão a Casa de Cultura Heloisa Alberto Torres, o Teatro João Caetano, outrora frequentado por nobres, e a Biblioteca Pública Joaquim Manuel de Macedo, patrimônios materiais importantes para a história do País.
Outras visitas obrigatórias são o Parque Paleontológico de São José de Itaboraí, conhecido como “berço dos mamíferos”, onde foi encontrado um dos mais antigos fósseis do continente americano; a Biquinha da Bela Vista, localizada em Rio Bonito, fonte de água natural que abastece os moradores; a Aldeia Velha, em Silva Jardim, que oferece trilhas para moto, bike e cavalgadas, levando os aventureiros às belas cachoeiras, montanhas e vales da região; a Estação Ferroviária de Tanguá, que hoje abriga a Biblioteca Municipal Mario Lago; e o Circuito da Laranja, em Tanguá, roteiro onde o visitante tem a oportunidade de conhecer um pomar de laranja, degustar a fruta e, ainda, diversas iguarias produzidas com ela.
Para quem gosta de atrativos naturais, os passeios, em Rio Bonito, devem ser à Cachoeira de Tomascar e ao Parque da Caixa D’Água, onde é possível fazer trilhas, piqueniques e admirar a rica fauna e flora da região; e à Caverna de Santa Isabel, em São Gonçalo, própria para escaladas, aproveitando o melhor do visual que a área oferece. Ainda na região, em Silva Jardim, dois lugares devem ser visitados: a Lagoa de Juturnaíba, que oferece opções de esportes náuticos e de pesca, e a Reserva Biológica de Poço das Antas, local de conservação da Mata Atlântica e preservação do mico-leão-dourado.