Cachoeira Véu da Noiva
Divulgação

Magé

Foi em Magé que o padre José de Anchieta obteve água pura e cristalina após um longo período de secas. A água foi abençoada pelo próprio padre e esse milagre se espalhou, tornando o Poço Bento alvo de muitas peregrinações em busca de milagres. Por seu importante destaque na história do Rio de Janeiro, Magé, com 454 anos,se destaca no turismo religioso com igrejas centenárias e locais para celebração da fé de várias crenças como cristã, espírita ou de matizes africanas.

Os visitantes que buscam turismo ecológico encontram inúmeras cachoeiras, trilhas e área de Mata Atlântica com fauna e flora diversificadas. É imperdível um passeio à Cachoeira Véu da noiva, que tem aproximadamente 110 metros de altura, e encanta os amantes da natureza com a bela queda d’água que se transforma numa piscina natural, proporcionando um banho em águas transparentes e geladas.

Em 1854 foi construída, em Magé, a primeira estação ferroviária do Brasil e da América Latina. A obra foi idealizada pelo Barão de Mauá, e sua inauguração contou com a presença do Imperador D. Pedro II. Hoje, a Estação Guia do Pacobaíba é tombada como Monumento Histórico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O município conta, ainda, com três áreas de quilombos oficiais, reconhecidos pela Fundação Cultural Palmares: Quilombo Maria Conga, Quilombo do Feital e Quilombo Quilombá.

Outro destaque de Magé são as áreas de mangue, boa parte delas registradas como APAs – Áreas de Proteção Ambiental. Os locais fazem parte de projetos de preservação ambiental, por conta de sua complexidade e importância como berço da vida marinha. São permitidos tours para visitantes para que eles possam conhecer esse importante ecossistema e o trabalho de preservação que vem sendo feito. Para visitar é necessário fazer contato com a APA Guapimirim.

Três Perguntas

O que fazer?
· Poço Bento
A história começou quando, no ano de 1565, Estácio de Sá concedeu a Cristóvão de Barros uma sesmaria das águas de Magepe, em Piedade, orla da Baía de Guanabara. O Padre José de Anchieta chegou como missionário e enfrentou todas as dificuldades do início de uma povoação. Nesta época, o povoado sofria com uma forte epidemia causada pela água salobra de seus poços, então, José de Anchieta dirigiu-se a um deles e o benzeu, purificando sua água e dando fim a epidemia. O lugar transformou-se em ponto de grande visitação e, em 1980, o Papa João Paulo II beatificou José de Anchieta, Apóstolo do Brasil.
Endereço: Estrada da Piedade, s/n, 1º Distrito, Magé.

· Caminho do Ouro
Na Serra do Estrela se encontra uma famosa trilha construída por escravos, por volta de 1723, que foi idealizada por Bernardo Soares de Proença, rico fazendeiro e Capitão Mor do Império, que trazia o ouro das Minas Gerais até Magé. O Caminho do Ouro é também conhecido, popularmente, como Caminho dos Escravos. Uma grande parte do ouro do nosso país foi transportado por esse caminho. A trilha hoje é um grande atrativo para amantes da natureza por sua rica fauna e flora e lindas cachoeiras. Seu calçamento é considerado trabalho de arte e harmonia, encontramos obra semelhante em Paraty, que foi o primei caminho.
Endereço: Estrada da Serra Velha, s/n, Raiz da Serra, 6º Distrito, Magé.

· Estação da Guia de Pacobaíba
A Primeira Ferrovia do Brasil, construída por Irineu Evangelista de Souza (Barão de Mauá) e inaugurada por D. Pedro II em 30 de Abril de 1854. A locomotiva foi batizada de “A Baronesa” em homenagem a esposa do Barão de Mauá, intitulado nesse mesmo dia. Tinha como finalidade levar a Família Imperial para passar os verões na cidade de Petrópolis e com o passar do tempo começou a ser utilizada também para fins comerciais. Em 1890, tudo passou a ser propriedade da Estrada de Ferro Leopoldina. Em meados dos anos 60 o tráfego foi suprimido e a ferrovia desde então se encontra desativada. Foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1954.
Endereço: Rua Ari Morem, s/n, Mauá, 5º Distrito, Magé.

· Igreja de Nossa Senhora da Piedade
Conhecida como Igreja Matriz, localizada no centro de Magé e aberta ao culto em 1750, possui estilo arquitetônico Barroco, tendo em seu interior variantes de Rococó. O altar-mor e dois altares laterais conservam a marca do Mestre Valentim e sua escola de arte, que passaram pela cidade no período de 1779 e 1789. Sendo uma das construções mais antigas da cidade, foi palco de um grande fato histórico conhecido como “Os Horrores de Magé”, nos anos de 1893 e 1894. Em 1989 foi tombada como Patrimônio Cultural pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – INEPAC.
Endereço: Rua Padre José de Anchieta, 256, Centro, 1º Distrito, Magé.

· Igreja de São Nicolau
Nos séculos XVI e XVII, vários sesmeiros receberam terras, ou sesmarias, dentro dos limites de Suruhy; porém a sesmaria de maior importância, a qual se encontra a Igreja, foi a de Nicolau Baldim, recebida em 22 de outubro de 1614. A primeira Igreja foi erguida nessas terras em 6 de novembro de 1628, porém devido à decadência em que se encontrava a capela, em 1710 foi construída uma nova Igreja de São Nicolau, sendo elevada à paróquia em 1755. Em 1989 foi tombada como Patrimônio Cultural pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – INEPAC.
Endereço: Rua Cel. Alarico J do Amaral, 62, Suruí, 4º Distrito, Magé.

· Morro do Bonfim
A Igreja do Senhor do Bonfim construída em 1883 e tombada pelo INEPAC em 1989, está no topo da maior elevação do Centro da Cidade e é uma das únicas do Brasil com essa devoção. Do alto pode-se avistar todos os seus arredores, a Serra dos Órgãos e toda Baía de Guanabara. Outro atrativo do local é a Árvore Mirindiba, que segundo uma lenda indígena, é uma índia transformada em árvore, protetora da cidade contra os maus espíritos.
Endereço: Rua Agostinho de Matos, s/n, 1º Distrito, Magé.

· Ruínas da Capela de SANT’ANA de Vila Inca
As ruínas da Capela de Santa Ana representam o apogeu econômico do que foi essa região há 250 anos. Construída em 1737, fazia parte da Fazenda do capitão Mor Domingos Viana de Castro. As ruínas foram descobertas pelo Padre José Luis Montezano em 1995, que junto com a comunidade fez um belo trabalho de restauração no que sobrou da Capela.
Endereço: Rua dos Flamboiantes, s/n, 1º Distrito, Vila Inca.

· Manguezais
Os manguezais, ou florestas de mangue, podem ser considerados um dos mais produtivos ambientes naturais do Brasil. Magé possui três áreas distintas nos distritos de Magé, Suruí e Guia de Pacobaíba onde esse ecossistema se desenvolve e é protegido através de projetos de ecoturismo, educação ambiental e recuperação de áreas degradadas.
Endereço: 4º e 5º Distritos de Magé (orla da Baia de Guanabara).

· Cachoeira Véu da Noiva
Uma das mais belas cachoeiras do Município se encontra no distrito agrícola de Rio do Ouro. A queda de aproximadamente 110 metros de altura atrai muitos turistas, principalmente amantes do rapel. A cachoeira Véu da Noiva também é muito procurada para a prática de trilhas e possui diversos poços ao seu redor. Um paraíso natural, cercado por Mata Atlântica.
Endereço: Rua São Geraldo, s/n, Rio do Ouro, 3º Distrito, Magé.

· Cachoeira do Monjolo
A cachoeira está localizada em Santo Aleixo, segundo distrito de Magé, e faz parte da Zona de Amortecimento do Parque Nacional das Serra dos Órgãos. A trilha de fácil acesso para adeptos de caminhada possui cerca de 4 km até a queda livre de aproximadamente 45 metros de altura, onde se forma uma linda piscina de águas transparentes e refrescantes. É muito frequentada por amantes da natureza e praticantes de esportes radicais como rapel e escalada.
Endereço: Rua Capitão Antero, s/n – Santo Aleixo, 2º Distrito, Magé.

· Capela Nossa Senhora da Piedade de Inhomirim
A Capela de Nossa Senhora da Piedade de Inhomirim foi construída aproximadamente no ano de 1696 com o objetivo de ser sede paroquial das freguesias de Nossa Sra. Da Piedade de Magé, de Nossa. Sra. Da Guia de Pacobaíba e de São Nicolau de Suruí. De estrutura pequena, mas de beleza singular, foi a primeira a ser construída sem as formalidades exigidas pela Corte de Portugal. Nesta igreja foi batizado o herói e Patrono do Exército Nacional Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.
Endereço: Antigo “caminho dos Mineiros”, rua do cemitério s/n – Bongaba, 6ºDistrito-Magé.

· Capela de Sant’Anna
A Capela de Sant’Anna é um belíssimo exemplar do que definimos de arquitetura eclética, onde se pode observar a mistura de estilos arquitetônicos do passado, sendo o principal deles o neogótico, com os novos traços utilizados no início do século XX. Dentre os muitos detalhes, destacam-se suas belas torres que, mesmo em proporções menores, conferem o desejo da buscapor Deus apontando para o céu, elemento marcante do neogótico.
Endereço:Estrada de Pau Grande, 91 – Pau Grande, 6ºDistrito-Magé.

· Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
No final do século XIX, a antiga matriz de N. Senhora da Piedade de Inhomirim já se encontrava em ruínas, por esse motivo, fazia-se necessário transferir a sede da matriz, que até então era em Bongaba, para outra localidade. O lugar escolhido foi a capela de Nossa Senhora da Conceição que estava localizada no interior da Fábrica de Pólvoras por ter os objetos necessários. Em 1906, se inaugurou em Raiz da Serra, outra capela em terreno doado pelo Ministério da Guerra. Era uma nave só e um altar com a belíssima imagem barroca de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, sua padroeira. Todos os objetos e imagens que se encontravam no oratório dentro da Fábrica foram levados para a nova capela, assim como todo o movimento religioso.
Endereço:Avenida Automóvel Clube, 206 – Raiz da Serra, 6º Distrito-Magé.

· Capela de Santo Aleixo
A Capela de Santo Aleixo deu início a suas obras no ano de 1743, foi uma das capelas filiais pertencentes a Freguesia de Nossa Senhora da Piedade de Magé. A sua administração a princípio ficou como responsabilidade da própria comunidade, dos vizinhos e outros moradores que se dedicavam para mantê-la, eles contavam com a ajuda do pároco de Magé que atendia as necessidades da capela a distância. Devido a intensa colaboração do povo do início até os dias de hoje, a capela que originou o nome do distrito é conhecida pelos maischegados como a “Capela do Povo”.
Endereço:Capela, Santo Aleixo, 2º Distrito – Magé.

· Capela Nossa Senhora dos Remédios
A Capela de Nossa Senhora dos Remédios foi fundada no ano de 1740 em uma elevação voltada para a orla da Baía de Guanabara na praia de Mauá. Ela é marcada pela verticalidade em sua arquitetura, devido aos detalhes de sua construção como o pé direito alto, a torre do sino e seus objetos decorativos.
Endereço: Avenida Roberto Silveira s/n, Praia do Imperador – Mauá, 5ºDistrito-Magé.

· Capela São Francisco do Croará
A Capela de São Francisco do Croará edificada em 1745, possuí pequenas proporções e tem influência jesuítica em sua construção. A torre sineira tem acesso externo e funciona, juntamente com a sacristia, como contraforte da fachada voltada para o mar.
Endereço: Avenida Beira Mar s/n, São Francisco – Mauá, 5º Distrito-Magé

· Igreja Nossa Senhora da Guia de Pacobaíba
A igreja de Nossa Senhora da Guia de Pacobaíba foi edificada no lugar de uma antiga capela de taipa de pilão dedicada à Santa Margarida. Com vista para as praias de Mauá e Ipiranga e para a antiga estação de trem, a Igreja de Nossa Senhora da Guia de Pacobaíba foi erguida em 1740, segundo os arquivos da prefeitura, apesar de não haver dados precisos sobre o histórico da construção. Com um frontão triangular, a capela tem portas e janelas em arco abatido e folha dupla de madeira almofadada. Da construção original, após muitas reformas, restaram o arco cruzeiro e uma pia de lioz.
Endereço:Avenida Nossa Senhora da Guia, Ipiranga – Mauá, 5º Distrito- Magé.

· Mané Garrincha
Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha nasceu em Magé – RJ, em 18 de outubro de 1933. Ícone do Botafogo, o clube que defendeu de 1953 à 1965, se notabilizou por seus dribles desconcertantes apesar do fato de ter suas pernas tortas. É considerado por muitos o maior jogador de futebol de todos os tempos e o mais célebre ponta-direita da história do futebol. Garrincha também é amplamente considerado como o maior driblador da história do futebol. O Anjo de Pernas Tortas foi um dos principais jogadores das conquistas da Copa do Mundo de 1958 e, principalmente, da Copa do Mundo de 1962, quando após a contusão de Pelé, se tornou o principal jogador do time brasileiro. Morreu em 20 de Janeiro de 1983, aos 49 anos.

· Palácio Anchieta
O Palácio José de Anchieta foi inaugurado em 1949 e idealizado pelo Prefeito da época, José Ullman Junior (vigência no cargo: 1947-1951), com o objetivo de ser a sede do Poder Executivo. O palácio foi construído após uma tempestade que danificou alguns prédios, incluindo o antigo prédio que servia como Prefeitura. Desde sua construção o palácio funciona como Prefeitura Municipal de Magé.O Prédio da Prefeitura, como é chamado pela população, foi inaugurado junto com o Paço Municipal, tal evento foi prestigiado pela presença do então Governador do Estado do Rio de Janeiro, Edmundo de Macedo Soares, e do Bispo diocesano Petrópolis, D. Manuel Pedro da Cunha Cintra, que benzeu as novas instalações. Na ocasião, também foi desterrado o busto de bronze do capitão José Ullmann, um dos grandes personagens da política mageense. O nome Palácio José de Anchieta foi uma proposta do vereador Alcy de Moraes Vidal, em homenagem à uma figura representativa da fé do povo de Magé, o Padre José de Anchieta da Companhia de Jesus.O Palácio Anchieta possui uma arquitetura imponente, com referências doEstado Novo, características marcantes do momento Getuliano no Brasil.
Endereço: Praça Doutor Nilo Peçanha, s/n- 1º Distrito- Magé.

· Capela de Sant’ Anna
· Endereço: Estrada da Piedade s/n, Piedade – 1º Distrito- Magé.

· Píer da Piedade
Porto da Piedade, hoje Píer da Piedade, é o marco da colonização do município. Simão da Mota desembarcou por volta de 1566, após receber a doação da sesmaria em 7 de setembro 1565. Construiu no alto do morro uma pequena ermida dedicada a Nossa Senhora da Piedade. O Porto da Piedade era o local onde atracavam barcos, trazendo passageiros vindos do Rio de Janeiro. No Hotel construído por Custódio Ferreira Leite em 1836 e no Porto da Piedade, transitavam grandes autoridades como Príncipes, Barões e Viscondes. O comércio de escravos teve um grande desenvolvimento em Magé até o ano de 1850 quando houve a promulgação da Lei Eusébio de Queiroz e foi extinto o Tráfico Atlântico.
Endereço:Estrada da Piedade, s/n, 1º Distrito, Magé.

Onde ficar?
– Magé II Hotel e Hospedaria
Estrada do Contorno,13980, Parque Santa Rita-Magé
(21) 2633-2544

– Hotel Vagalume
Avenida Simão da Motta, 5 – Magé
(21) 2633-3282 (21) 2633-1074
vagalumehotel@bol.com.br

– Canopus Hotel
Rua Doutor Siqueira, 385, Centro-Magé
(21) 2633-3075
canopushotel@yahoo.com.br

– Pousada Pedra Laskada
Rua Alcino Leite,777, Batatal,Cachoeira Grande – Magé
(21) 3632-1236 / (21) 98683-3084/ (21) 97104-4755
pousadapedralaskada@gmail.com

– DH Pousada de Mauá
Estrada Real de Mauá,3455-Ypiranga
(21) 2631-8380 / (21)2631-5770 / (21)98543-9808
m.pm2009@hotmail.com

– Pousada Acqua Hotel
Rua Luiz Moisés,344-Praia de Mauá
(21) 2631-2828
nancy.temporadas@gmail.com

– Hotel Praia do Anil
Avenida Governador Rogerio Silveira,1937 , Vila-Magé
(21) 2631-4870 / (21) 2631-8822
theresinhaviegas@gmail.com

– Defrank Hotel
Avenida Caioaba,454-Piabetá

Big Hotel Hospedaria
Avenida Caioaba,518,Parque Veneza-Piabetá
(21) 98550-6347 / (21) 98427-5320

– Hotel Suiço
Rua São Fidélis,236 – Piabetá
(21) 2659-6429
pousadapiabeta@gmail.com

– Recanto Hotel
Rua Santa Elisa,182 – Piabetá

Onde comer?
Magé Grill Restaurante e Churrascaria
Endereço: R. Dr. Domingos Belize, 104 – Centro, Magé
Telefone: (21) 2633-3606 (21) 99241-5724
E-mail / Redes sociais: Facebook: @magegrill Instagram: @magegrill
Descrição: Self-service, churrascaria, massas, pizzas e petiscos

Galeto na Brasa
Endereço: Rua Domingos Bellize, 138B – Centro, Magé
Telefone: (21) 2633-3398 (21) 99846-1789 (21) 97132-3738
E-mail / Redes sociais: Facebook: @galetonabrasa.mage Intagram: @galeto_mage
Descrição: Bar e Churrascaria

Bravo Restaurante e Botequim
Endereço: Rua Dr.Siqueira, 334 – Centro, Magé
Telefone: (21) 2633-7988
E-mail / Redes sociais: Facebook: @bravorestauranteebotequim Instagram: @bravo_restaurante
Descrição: Pratos executivos e petisco

Nova Ravena Delivery
Endereço: Rua Prefeito Ulmann, 325 – Centro, Magé
Telefone: (21) 2633-1133 (21) 2633-3311 (21) 2633-2732
E-mail / Redes sociais: Facebook: @novaravenadelivery Instagram: @novaravenadelivery
Site: www.navaravenadelivery.com.br App: Nova Ravena Delivery
Descrição: Pizzaria

Botequim Imperial
Endereço: Avenida Automóvel clube km 62,3249
Fragoso, Magé
Telefone: (21) 2739-7258
E-mail / Redes sociais: Facebook: @botequimimperial2008 Instagram: @botequim_imperial
Descrição: Petiscos e bar

Varandão do chopp e cia
Endereço: Rua Belmiro dos Santos, 26 – Fragoso, Magé
Telefone: (21) 98895-1175 (21) 98401-7607 (21) 2739-8682
E-mail / Redes sociais: Facebook: @varandão-do-chopp-cia Instagram: @varandaodochopp
Descrição: À La carte, petiscos e bebidas

Botequim Papo Furado
Endereço: Avenida Automóvel Club, 2481 Loja 0102 – Fragoso, Magé
Telefone: (21) 98256-6706 (21) 2739-3342
E-mail / Redes sociais: Facebook: @novopapofuradofragoso Instagram: @papofuradofragoso
Descrição: À La carte, petiscos e bar

Nakano Sushi
Endereço: Rua Arthur Rodrigues Loivos, 320 – Piabetá, Magé
Telefone: (21) 98463-3027
E-mail / Redes sociais: Facebook: @nakanosushi Instagram: @nakanosushi Site: www.nakanosushi.com.br
Descrição: Comida Japonesa

Niko’s sushi e Delivery
Endereço: Avenida Automóvel Club, 3596 – Fragoso, Magé
Telefone: (21) 98279-3180 (21) 3655-5999
E-mail / Redes sociais: Facebook: @nikossushiedelivery Instagram: @nikossushi
Descrição: Comida Japonesa

República Sushi Lounge
Endereço: Praça Comendador Guilherme, 47 – Magé
Telefone: (21) 98542-2384
E-mail / Redes sociais: Facebook: @republicasushilounge Instagram: @republicasushilounge
Site: deliveryrepublica.com.br App: Republica Sushi Lounge
Descrição: Comida Japonesa e bar

Delacosta pizzaria e Restaurante
Endereço: Rua Guarani, 492 – Piabetá, Magé
Telefone: (21) 98502-6508 (21) 98008-7893
E-mail / Redes sociais: Facebook: @delacostapizzaria Instagram: @delacostapizzaria
Descrição: Pizzaria e pratos executivos

Talismã Ristorante e pizzaria
Endereço: Rua Gregório Santana, 367 – Ilha, Magé
Telefone: (21) 2659-5360 (21) 3655-9514 (21) 3655-9513
E-mail / Redes sociais: Facebook: @talismapizzeria Instagram: @oficialtalisma
Descrição: Pizzaria, massas e petiscos

Farofa Carioca
Endereço: Avenida Automóvel Club – Fragoso, Magé
Telefone: (21) 3655-5870 (21) 99164-3302
E-mail / Redes sociais: Facebook: @farofacariocarj Instagram: @farofacariocarj
Descrição: Self-service

Carritallos pizzaria
Endereço: Avenida Automóvel Club, 3431 km 61 – Fragoso, Magé/ Avenida Automóvel Club, 2600 – Fragoso, Magé/ Avenida Caioaba, 251 – Piabetá
Telefone: (21) 96845-7153 (21) 2739-9520 (21) 2647-7129 (21) 2739-4524
E-mail / Redes sociais: Instagram: @pizzariacarritallos
Descrição: Massas, pizzas e à La carte

Restaurante Soca Terra
Endereço: Rua Amazonas, 140 – Piabetá, Magé
Telefone: (21) 98690-3231
E-mail / Redes sociais: Facebook: @socaterra Instagram: @restaurantesocaterra
Descrição: Prato executivo

Centro Gastronômico Renascer
Endereço: Rua Brasil, 152 – Piabetá, Magé
Telefone: (21) 2659-5043
E-mail / Redes sociais: Facebook: @cgrenascerdepiabeta
Descrição: Self-service, pizza, lanches, doces

O Galetão Restaurante
Endereço: Avenida Roberto Silveira, 315 – Piabetá, Magé/ Rua Brasil, 336 – Piabetá, Magé
Telefone: (21) 2659-8259 (21) 2739-1222
E-mail / Redes sociais: não informado
Descrição: Porções e prato feito

La massa Churrascaria e pizzaria
Endereço: Rua Gregório Santana, 232 – Piabetá, Magé
Telefone: (21) 2650-9233
E-mail / Redes sociais: Facebook: @lamassaoficial Instagram: @lamassa_lamassa
Descrição: Pizzaria, petiscos, buffet

Bar Floresta
Endereço: Travessa da Floresta, 20 – Cachoeira Grande, Magé
Telefone: (21) 99971-8499
E-mail / Redes sociais: Facebook: @barflorestapiabeta Instagram: @barflorestapiabeta
Site: https://barfloresta.grandchef.com.br/produto/
Descrição: Petiscos, porções, refeições, lanches

Sítio Ribeiro dos Oliveiras
Endereço: Estrada da cascata,123 – Cachoeira grande, Magé
Telefone: (21) 98742-4231 (21) 98515-6930
E-mail / Redes sociais: Facebook: @sitioribeirodosoliveiras Instagram: @ribeirodosoliveiras
Descrição: Porções