Salão do Turismo
Rio de Janeiro é destaque em um dos maiores eventos de promoção do turismo nacional
O Rio de Janeiro marca sua presença no Salão do Turismo 2024. O evento, que este ano tem a Capital do estado como sede, abre as suas portas para promover as potencialidades de destinos nacionais. De 8 a 11 de agosto, o Riocentro torna-se a casa do turismo nacional e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio apresentam o Rio de Janeiro, ocupando espaços relevantes como: estande próprio promovendo atrativos, rotas e potencialidades das 12 regiões turísticas, áreas de experiências com destaque para o Turismo de Natureza, Turismo de Praia e Sol, Turismo Rural e Turismo Religioso, além da exposição do artesanato regional fluminense e das manifestações culturais que agregam identidade e valor cultural aos municípios.
“Nós pensamos nas 12 regiões turísticas do Rio de Janeiro como um importante produto de atração e experiências para os nossos turistas. Como eu sempre digo, a capital é a nossa joia da Coroa, mas temos outras 91 cidades para dar atenção. E mais uma vez, por determinação do governador Cláudio Castro, estamos olhando para o interior do Estado, ajudando na realização de diversos eventos, como exposições e feiras, que movimentam toda a cadeia produtiva do turismo nas regiões”, ressalta o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca
Saiba mais sobre o Salão do TurismoConheça o Turismo do estado do Rio de Janeiro
O estado do Rio de Janeiro é - assim como sua capital - um “estado maravilhoso". E completo. Os variados destinos fluminenses, com sol e praia, ecoturismo, turismo cultural, de aventura, náutico e esportivo, entre outros segmentos, expressam a diversidade de seus atrativos e potencial crescente. Além da cidade do Rio de Janeiro - por excelência indutora e eleita Patrimônio Mundial como paisagem cultural urbana pela UNESCO – o território fluminense conta com 91 municípios, agrupados geograficamente por 12 regiões turísticas: Vale do Café, Agulhas Negras, Serra verde Imperial, Costa do Sol, Costa Verde, Baixada Verde, Metropolitana, Costa Doce, Caminhos da Serra, Caminhos Coloniais, Caminhos da Mata e Águas do Noroeste.
O estado se posiciona num patamar de alta qualidade em produtos e serviços direcionados aos turistas. Além da capital, que dispensa adjetivos, o interiorse apresenta como destino alternativo ou complementar, com enorme demanda turística nos principais feriados e períodos de férias. Serra, mar, múltiplas vertentes gastronômicas e culturais e enorme conteúdo histórico, além de grande variedade de climas e geografia privilegiada, diante das curtas distâncias entre seus inúmeros destinos, são alguns dos seus inúmeros atributos
O Rio de Janeiro está em ascensão no equilíbrio entre os seus principais aeroportos. O Riogaleão teve movimentação de 6,5 milhões de passageiros apenas no primeiro semestre de 2024, um crescimento de 94% na comparação com janeiro a junho de 2023. Esse número já é bem próximo do fluxo total de 2023, que foi de 7,8 milhões de passageiros. A expectativa para esse ano é de que o Riogaleão ultrapasse a marca de 14 milhões de passageiros.
De acordo com dados da ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e da HotéisRio, o Rio de Janeiro (Capital) registrou média de ocupação hoteleira acima dos 80% nos períodos de alta temporada, neste primeiro semestre de 2024. Começando com a virada do ano (87%), em seguida o período de férias e Carnaval (86%), na sequência o feriado de semana santa (83%), logo após, o show histórico da cantora Madonna (95%), seguido de taxa de ocupação no mês de julho acima dos 80%, devido às férias escolares. Já no interior, a média foi de 85% em alta temporada e feriados do primeiro semestre de 2024.
O Rio de Janeiro oferece uma ampla gama de atrativos turísticos aos visitantes nacionais e internacionais. Um dos ícones mais famosos do Brasil, o Cristo Redentor continua a ser um dos mais procurados, junto com o Bondinho Pão de Açúcar. As praias de Copacabana e Ipanema também seguem entre as mais visitadas. Além do bairro de Santa Teresa, conhecido por suas ruas sinuosas, arte e cultura. No interior, destaque para os destinos de sol e praia da Costa do Sol como Cabo Frio, conhecida por suas praias de areia branca e águas cristalinas; Arraial do Cabo famosa por suas praias paradisíacas e atividades de mergulho e Búzios, um balneário elegante com uma variedade de praias e uma vida noturna agitada. Na Costa Verde, Ilha Grande, em Angra dos Reis, e Paraty, atraem ecoturistas e amantes da natureza. Na região do Vale do Café, as fazendas históricas e as rotas de produtos rurais têm despertado a curiosidade de turistas nacionais e internacionais, recebendo um número cada vez maior de turistas. Temos a Serra Verde Imperial, onde Petrópolis e Teresópolis são muito procurados nesta época do ano.
Ao longo dos últimos meses, a Setur-RJ e a TurisRio têm trabalhado, incansavelmente, na promoção do Rio de Janeiro no mercado internacional, por meio de feiras e eventos, e também na atração de novas empresas aéreas, buscando ampliar a malha aérea e o fluxo de turistas.
Por meio dos Fóruns Regionais do Turismo Fluminense, promovidos nas 12 regiões turísticas, a Setur-RJ e a TurisRio estimulam o aprimoramento da infraestrutura turística dos municípios, promovendo a interiorização do turismo no estado. Em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ), a Secretaria e a TurisRio estão realizando a sinalização turística em rodovias federais e estaduais que margeiam as 12 regiões turísticas do RJ, além dos atrativos e equipamentos turísticos, facilitando a mobilidade dos turistas por meio de informação adequada e segura.
Impulsionado pelo Réveillon, Carnaval e o show da cantora Madonna, o Rio de Janeiro vem apresentando números excelentes no turismo em 2024. De janeiro a junho, já passaram por aqui 760.280 estrangeiros. Isso representa, em apenas 6 meses, quase 64% de todo o fluxo turístico de 2023. Até o momento, este resultado é o melhor desde 2018 no geral e na comparação mês a mês. Os números indicam que o RJ deve ultrapassar a marca de 1,5 milhão de turistas internacionais este ano. Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico do Rio de Janeiro, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, verificou que, entre janeiro de 2021 e abril de 2024, o saldo acumulado de emprego relacionados às atividades turísticas foi de 32,3 mil vagas. Segundo o estudo, somente as microempresas (até nove empregados) geraram, no período, 26,3 mil empregos formais, o que equivale a 81,4% da geração de vagas formais nas atividades relacionadas ao turismo. Turistas na cidade significam a ampliação e diversificação do mercado carioca, cujo setor dominante é o de serviços, que concentra 85% das atividades, muitas delas direta e indiretamente ligadas ao turismo.
A infraestrutura básica (transportes, serviços, saúde, segurança, telecomunicações, dentre outras) é um desafio em toda grande metrópole. É necessário refletir sobre o ordenamento e o planejamento territorial dos destinos fluminenses, visando principalmente a qualidade de vida e o bem-estar da população local e, consequentemente, o uso turístico do território. A Setur-RJ e a TurisRio continuarão promovendo ações de promoção nos mercados nacional e internacional com base em planejamento de marketing turístico. Manter a participação em feiras e eventos nos mercados latino e norte-americano, além do europeu também são fundamentais na atração de turistas. A Secretaria também pretende manter a participação do estado em mais de 200 eventos nacionais e internacionais, a realização de roadshows no Brasil e no exterior, fortalecendo também o calendário de grandes eventos, além da atração de novos voos internacionais.