A região, composta por cinco municípios, recebeu o nome por conta da produção dos famosos doces, como o chuvisco e a goiabada cascão. As cidades oferecem a atmosfera ideal para descansar, aproveitar as praias, pescar, tomar banhos de cachoeira e aproveitar as delícias gastronômicas da vida rural. A vegetação abundante, a geografia privilegiada e um variado ecossistema atraem os visitantes. Entre os municípios, os visitantes podem conhecer São Fidelis, conhecida como a Cidade Poema, devido ao grande número de poetas.
A Costa Doce possui diversos atrativos naturais como o Valão do Fura Olho, fenômeno natural que ocorre durante o período de cheia e o rio Muriaé, ambos em Cardoso Moreira; as praias e a Lagoa do Comércio, em São Francisco do Itabapoana; o Parque Estadual do Desengano, em São Fidelis; a Praia do Farol, em Campos dos Goytacazes; as praias, lagoas, o Delta do Paraíba do Sul, e o manguezal, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico da União, em São João da Barra.
Para aqueles que preferem atrativos históricos o ideal é visitar a Estação Ferroviária, de Cardoso de Moreira; o Solar do Barão de Vila Flor, em São Fidelis; o monumento aos Frades Capuchinhos ngelo Maria de Lucca e Victório de Cambiasca, em São Fidelis; o Palácio Cultural Carlos Martins, em São João da Barra; e o Solar do Barão da Lagoa Dourada, em Campos dos Goytacazes, que possui um salão nobre que lembra os salões de Versailles, na França, e é considerado um dos mais importantes conjuntos patrimoniais da região.
O turismo religioso também tem sua vez na Costa Doce com capelas como a de Nossa Senhora de Santana, em São Francisco do Itabapoana; a Igreja Matriz de São Fidélis; e a Catedral do Santíssimo Salvador, em Campos dos Goytacazes. A Festa de Santo Amaro, padroeiro da Baixada Campista, em Campos dos Goytacazes, que acontece anualmente no mês de janeiro e o Circuito Junino, em São João da Barra, que celebra os três santos: Santo Antônio, São Pedro e São João são destaques da região.
Já os amantes da gastronomia podem desfrutar do Polo Gastronômico de Grussaí, em São João da Barra, composto por quiosques, lojas e playgrounds.