Programa “Turismo Rural RJ” avança na Costa Verde com famtour para influenciadores
Ação destacou as riquezas naturais e culturais da região, promovendo uma nova perspectiva sobre o potencial turístico que vai além das tradicionais ilhas e praias
Nos últimos dias, o município de Angra dos Reis, localizado na região turística da Costa Verde, foi o cenário do famtour da terceira etapa do programa Turismo Rural RJ, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e pela TurisRio. Durante a experiência, influenciadores digitais tiveram a oportunidade de explorar diversos atrativos rurais presentes no guia do turismo rural, lançado pelo Governo do Estado. O evento destacou as riquezas naturais e culturais da região, promovendo uma nova perspectiva sobre o potencial turístico que vai além das tradicionais ilhas e praias.
O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, destaca a importância dos famtours e da parceria com influenciadores digitais para promover o potencial turístico do estado.
“Com famtours e a força das redes sociais, o turismo de nosso estado decola. A parceria com influenciadores digitais é fundamental para alcançarmos esse objetivo. Eles podem conectar o destino a um público mais amplo e segmentado, atingindo nichos específicos como aventureiros, famílias, trilheiros, etc”, afirma Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo.
Com essa ação, a Setur-RJ e a TurisRio reforçam seu compromisso em diversificar as opções de turismo no estado, convidando os visitantes a descobrir as belezas e encantos do turismo rural em Angra dos Reis. Para o vice-presidente da TurisRio e coordenador do programa Turismo Rural RJ, Pablo Kling, a ideia de promover o turismo rural em municípios que tradicionalmente se dedicam ao turismo de sol e mar é, de fato, muito interessante e com grandes vantagens.
“Ao diversificar a oferta turística, esses destinos podem atrair um público mais amplo e prolongar a temporada turística, além de gerar diversos outros benefícios para a comunidade local”, complementa Kling.
O influenciador João Mateus (@oriopelomeusolhos), ficou encantado em conhecer a fazenda de algas, na Ilha Grande. “Experiência única! Quem for à Ilha Grande precisa conhecer! As tartarugas totalmente livres, nadando bem a nossa vista, e também se alimentando das algas é algo encantador”, exclamou o influenciador de viagens, que promete voltar para visitar novamente o sítio Jibóia Encantada, no Parque Mambucaba.
Vitor Moraes (@eitaviajante) também aprovou a proposta e os atrativos.
“Visitar um meliponário em Ilha Grande é novidade! Apesar de ser um lugar de praia, é rural também e pudemos conhecer bastante sobre produção de mel por abelhas nativas, sem ferrão”, destacou o influenciador.
A TurisAngra organizou um roteiro inesquecível, com uma imersão completa na natureza e na cultura da Ilha Grande e também do continente. O roteiro incluiu experiências únicas como a visita à Fazenda de Algas Camiranga, um mergulho no mundo da meliponicultura no Saco do Céu e uma deliciosa refeição da culinária caiçara no restaurante Praia de Fora. Acomodações confortáveis no Hotel Samba no Bracuhy, uma conversa enriquecedora no tradicional Bar do Chuveiro, visitas ao Sítio Jibóia Encantada, no Parque Mambucaba, observação de pássaros (birdwatching) com Carlos Dutra, no Frade, e um almoço típico no Bar do Breves, no Zungu, além de um encontro com a cultura indígena em Bracuhy.
“O turismo rural é um importante segmento do turismo para Angra dos Reis. Com grande oferta de atrativos, torna-se mais uma ótima opção para o turista, que permanece mais tempo na cidade e tem uma experiência incrível em nosso destino”, afirma Marc Olichon, presidente da Turisangra – Fundação de Turismo de Angra dos Reis.
O programa Turismo Rural RJ é fruto de uma colaboração técnica entre a Setur-RJ, TurisRio e a Seappa.